Da reportagem
Uma empresa atacadista anunciou oficialmente, nesta semana, que pretende instalar-se no município. A prefeita Maria José Vieira de Camargo recebeu o diretor e presidente do grupo investidor, Cleber Gomez, na manhã de terça-feira, 17, no paço municipal.
Também estiveram presentes autoridades como o chefe de gabinete, Christian Pereira de Camargo, o ex-prefeito e atual assessor parlamentar Luiz Gonzaga Vieira de Camargo e o vereador Alexandre Grandino Teles (PSDB).
O novo empreendimento será uma unidade da Spani Atacadista, empresa do grupo Zaragoza. O grupo conta com 31 lojas distribuídas pelo estado de São Paulo e região sul fluminense, além de um centro de distribuição com 104 mil metros quatros, localizado em Taubaté (SP).
As tratativas para a instalação da loja no município estão em andamento há mais de quatro meses. No final do ano passado, o investidor procurou a prefeitura para informar a compra de um terreno de 33 mil metros quadrados onde será instalada a unidade atacadista, na vila São Cristovão.
“A gente já vinha estudando e já havia feito o levantamento das áreas da cidade. Felizmente, acertamos um terreno na entrada da cidade, em uma localização muito boa – inclusive, com acesso fácil para atender também os municípios vizinhos, como Iperó, Boituva, Cesário Lange, entre outras”, declarou o presidente do grupo.
Durante a reunião, que contou com a participação da imprensa local, Gomez revelou que o investimento no município faz parte de um plano de expansão do grupo. Ainda enfatizou que a unidade tatuiana será a primeira do Spani Atacadista na RMS (Região Metropolitana de Sorocaba).
No interior de São Paulo, o grupo está presente em Americana, Atibaia, Bauru, Bragança Paulista, Caraguatatuba, Guaratinguetá, Jacareí, Lorena, Marília, Pindamonhangaba, Rio Claro e São José dos Campos.
Conforme anunciado pelo presidente, para a unidade de Tatuí, a empresa prevê investimento de R$ 25 milhões, além da geração de 250 novos empregos diretos e, ainda, os indiretos.
“É um comércio para atender à região, desde os grandes negócios até a dona de casa, tudo com mais rapidez e mais próximo do consumidor, que vai poder economizar e, assim, ter mais lucro, já que a média do atacarejo é de 10% a 15% mais barato que o supermercado convencional”, enfatizou o presidente.
A área construída deve ter em torno de 8.000 metros quadrados. “Vamos deixar espaço também para a instalação de um outro comércio, como outras grandes redes, e estaremos em busca de parceiros para agregar investimentos na cidade também”, revelou Gomez.
Segundo o presidente, a intenção é começar a construção do empreendimento até a primeira semana de abril, assim que a prefeitura aprovar o projeto e liberar os serviços.
“A ideia é começar as obras em abril, e, dependendo do trâmite da prefeitura, em seis meses, a gente já estará com a loja pronta para inaugurar”, afirmou o diretor.
Ainda conforme Gomez, 99% dos colaboradores diretos e indiretos devem ser contratados no município. “Nós só trazemos um coordenador ou um gerente para poder fazer um treinamento e toda essa parte para a instalação da loja. Normalmente, três meses antes da inauguração, a gente já começa o processo de seleção”, mencionou.
O presidente ainda garantiu que a mão de obra deverá ser contratada por meio de bancos de currículos disponíveis em órgãos municipais – ou seja, as contrações poderão ser realizadas por meio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).
A história do Grupo Zaragoza inicia-se em 2003, com a inauguração de duas unidades da bandeira Villarreal Supermercados, nas cidades de São José dos Campos e Cruzeiro, ambas no estado de São Paulo. Em 2004, o grupo iniciou as operações da Spani Atacadista, com unidades em Guaratinguetá e Mogi das Cruzes.
Desde então, diversas lojas foram abertas, e, atualmente, o grupo conta com mais de 30 unidades espalhadas pelo estado de São Paulo e do Rio de Janeiro, somando cerca de 5.000 funcionários.
Os resultados obtidos fizeram com que o grupo se tornasse a 15ª maior empresa do segmento no país, segundo dados da Abras (Associação Brasileira de Supermercados).
Já o Spani Atacadista conta com 26 lojas. O grupo ressalta que “a estratégia de parceria com grandes fornecedores e uma moderna prestação de serviços, aliada a um sistema de logística eficiente, faz da Spani uma das principais empresas do setor atacadista brasileiro”. Todas as lojas possuem mais de 9.000 itens.
Gomez apontou ter escolhido o município para instalar a nova loja “por ser uma cidade que gera atratividade”. “Aqui, temos um grande potencial para trabalhar com o município e com a região. E a gente vai reforçar essa vocação de polo de comércio em torno das cidades vizinhas”, garantiu o presidente.
A O Progresso, a prefeita apontou que o anúncio da instalação da nova empresa representa “um grande avanço para o município” e pode trazer muitos benefícios para a cidade, ainda elencando a geração de emprego e renda como pontos principais.
“É a construção de uma grande empresa atacadista que vai trazer mais de 250 empregos diretos e indiretos e colaborar com o município de diversas formas, principalmente, na economia municipal, gerando renda”, afirmou Maria José.
Ela ainda assegurou que outras empresas já mostraram interesse em investir no município. A prefeita não deu mais detalhes, mas garantiu que novos empreendimentos e novidades devem ser anunciados em breve.
“Para nós, isso é uma grande alegria. Estamos sentindo que as empresas cada vez mais estão se interessando pelo nosso município. Hoje, somos uma cidade em desenvolvimento, temos uma boa estrutura e estamos prontos para receber novos investimentos”, concluiu a prefeita.