Gonzaga é eleito para integrar equipe de governo de S. Paulo





Divulgação / Arquivo PSDB

Gonzaga conversa com Alckmin durante evento realizado em Tatuí

 

O ex-prefeito de Tatuí, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, é o mais novo membro de equipe de governo do Estado de São Paulo. Por meio de assessoria, ele informou na tarde de terça-feira, 28 de abril, que aceitou convite formalizado por Geraldo Alckmin para compor o quadro de colaboradores.

Gonzaga foi eleito no dia anterior, segunda-feira, 27, membro do conselho de administração da Cesp (Companhia Energética de São Paulo). Ele teve nome aprovado na assembleia geral dos acionistas convocada, também, para escolha dos novos membros efetivos e suplentes do conselho fiscal da empresa.

Além de Gonzaga, foram indicados e eleitos ao conselho de administração da Cesp, o economista Andrea Calabi (ex-secretário estadual da Fazenda), o engenheiro Mauro Arce (ex-secretário estadual de Energia e Transportes), o engenheiro Ricardo Borsari (superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE), o engenheiro João Carlos de Souza Meirelles (secretário estadual de Energia) e o engenheiro Renato Augusto Zagallo Vilella dos Santos (secretário estadual da Fazenda).

De acordo com a assessoria do ex-prefeito e atual presidente do diretório municipal do PSDB, o cargo “é estratégico para as ações do governo do Estado no setor elétrico, ainda mais com a crise energética, que afeta todo o país”.

A Cesp é considerada a maior empresa de produção de energia elétrica do Estado e a quarta maior do país. Ela tem ações comercializadas na BM&F Bovespa (bolsa de valores de São Paulo) e possui cinco usinas hidrelétricas, sendo três instaladas no Rio Paraná e duas na bacia do Rio Paraíba do Sul.

Sua potência total instalada é de 7.455,3 megawatts (MW). Consagrada como referência nacional na produção de energia elétrica, a Cesp atua, desde 2003, na comercialização de sua produção.

O mercado suprido pela companhia é composto pelas principais distribuidoras de energia elétrica do Estado: Eletropaulo, Bandeirante, CPFL e Elektro.

Advogado e contabilista, o ex-prefeito também exerceu cargo de deputado estadual, entre os anos de 1998 e 2004. Conforme a assessoria do político, a entrada dele para a equipe de governo do Estado repercutiu de “forma positiva em Brasília e São Paulo”.

Samuel Moreira, deputado federal pelo PSDB e membro da comissão de minas e energia, da Câmara dos Deputados, destaca que Gonzaga contribuirá com o conselho de administração da Cesp, “trazendo a visão do prefeito, do administrador municipal”.

Pedro Tobias, deputado estadual tucano e ex-companheiro de Gonzaga na Assembleia Legislativa, acha positiva a indicação, “pois Gonzaga conduziu muito bem a comissão de finanças e orçamento da Assembleia, quando deputado estadual, onde os embates políticos e técnicos eram constantes, nos assuntos mais diferentes em pauta”.