Goleiro tatuiano disputa primeiro torneio nacional por time do MT

Arqueiro Neto se transfere para o “Ação”, da Série D do “Brasileiro”

Neto teve três passagens recentes pelo futebol do Mato Grosso, duas pelo Sport Sinop (foto: reprodução/Instagram)
Da reportagem

Aos 26 anos, pela primeira vez na carreira, o goleiro profissional de futebol José Roberto Bonini Neto tem a chance de disputar uma competição de nível nacional. O tatuiano foi contratado, na semana passada, pelo Sociedade Ação Futebol, de Santo Antônio de Leverger (MT).

A nova equipe do atleta é uma das integrantes do grupo E da edição 2022 do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série D, promovido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Com passagem pela categoria sub-15 do Internacional, de Porto Alegre (RS), em 2010, Neto já defendeu outros nove clubes na carreira, no interior de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso.

Esta será a quarta vez que o arqueiro atuará na região Centro-Oeste, todas por clubes mato-grossenses. Em pouco mais de um ano, ele esteve no Dom Bosco, de Cuiabá (MT), além de duas passagens pelo Sport Sinop, da cidade homônima.

Ele esteve na campanha do clube-empresa no ano passado, quando o time garantiu o título e o acesso à primeira divisão mato-grossense. Logo depois, o goleiro defendeu o Foz do Iguaçu, conseguindo ajudar o clube paranaense a subir para a elite do certame estadual.

A última partida oficial de Neto aconteceu em 6 de março, pelas quartas de final do Campeonato Mato-Grossense da Série A de 2022, com gol do Sport Sinop.

Na ocasião, após uma derrota no jogo de ida e um triunfo na volta, a equipe acabou eliminada nos pênaltis, pelo placar de 5 a 3, pelo União Rondonópolis, que acabou vice-campeã do certame.

Para chegar à etapa eliminatória do estadual do Mato Grosso, o goleiro tatuiano havia sido titular da equipe de Sinop nos nove confrontos anteriores, válidos pela primeira fase.

Entre essas partidas, Neto atuou contra o Cuiabá, única equipe a representar o estado mato-grossense no Campeonato Brasileiro de Futebol – Série A desde 1986. Neste ano, a equipe – que leva o mesmo nome da capital estadual – jogará o “Brasileirão” pela segunda vez consecutiva.

No confronto, diante do principal time do Mato Grosso, disputado “em casa”, no dia 16 de fevereiro, pela oitava rodada da primeira fase, Neto foi considerado um dos destaques. Com a contribuição dele, o jogo terminou empatado em 1 a 1.

Ao término da segunda passagem pelo Sport Sinop, o tatuiano chegou a ser anunciado pelo Ipatinga, da cidade mineira homônima. Entretanto, a passagem do arqueiro pelo clube de Minas Gerais não durou um mês.

De acordo com portais de notícias esportivos, o vínculo do goleiro com o “Tigrão” acabou rescindido após o clube mineiro não cumprir com algumas obrigações prometidas, inclusive envolvendo atraso de salário. Além de Neto, o técnico Gustavo Brancão também anunciou um acordo de rescisão com o clube.

A eventual estreia do goleiro de Tatuí na Série D pode acontecer somente na próxima quarta-feira, 27. Nessa data, o Ação enfrentará o Costa Rica, “fora de casa”, no estádio “Laertão”, a partir das 21h, pela segunda rodada do torneio.

Na fase inicial, o Ação foi sorteado ao lado de Anápolis (GO), Grêmio Anápolis (GO), Brasiliense (DF), Ceilândia (DF), Costa Rica (MS), Iporá (GO) e Operário de Várzea Grande (MT). Classificam-se os quatro primeiros colocados da chave.

Até o momento, o “Tuiuiú Pantaneiro” atuou na rodada inaugural do campeonato nacional. Em casa, no estádio “Dito Souza”, o Ação foi superado pelo Grêmio Anápolis, pelo placar de 3 a 1.

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome