Gol pioneiro

CLÁUDIO ALDECIR

Juvenal de Campos Filho, o Naná, em 10 de agosto de 1913, fazendo parte de uma seleção paulista, fez o 1o gol brasileiro no exterior.

Jogando contra a seleção Argentina no estádio Avellaneda do Racing Clube, aproveitou um cruzamento da direita do ponta Formiga e bateu de primeira inaugurando o marcador, aos 33 minutos de jogo. Final 2 a 0.

Era um atacante de passadas largas, veloz e esguio, subia bem de cabeça. Foi tricampeão paulista, em 1912-1913 pelo Americano e em 1914 defendendo o São Bento.

Jogou alguns amistosos pelo Flamengo em 1914 e 1915. Foi defender o Palmeiras de Salvador, onde passou a estudar medicina, mas, não se adaptando ao curso, voltou à sua cidade natal, Tatuí-SP, para administrar a empresa da família, a Campos&Irmãos.

Foi presidente da Caixa Econômica Estadual e da Industria Metalúrgica Nossa Senhora Aparecida em Sorocaba-SP.

Naná faleceu com 88 anos, em São Paulo, dia 11 de março de 1983. Seu grande feito, todavia jamais será esquecido.

Naná está na história do futebol brasileiro.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade