Gestão hí­drica será tema de conferência realizada pela Fatec





A Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Tatuí “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo” abre, a partir de terça-feira, 20, inscrições para o 9º Simpósio de Ciência e Tecnologia.

O evento acontece entre os dias 3 e 6 de outubro. O tema da edição deste ano, a gestão participativa de recursos hídricos, será debatido por pesquisadores acadêmicos, ONGs (organizações não governamentais) e órgãos públicos.

O simpósio será aberto ao público em geral. Além das palestras, alunos dos cursos tecnológicos da Fatec apresentarão 84 trabalhos acadêmicos relacionados à gestão da água.

De acordo com o vice-diretor da faculdade, Anderson Luiz de Souza, o tema foi pensado em conjunto entre o corpo docente, discente (alunos) e o CBH-SMT (Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Sorocaba e Médio Tietê). “Estamos envolvendo os professores e os alunos dos cinco cursos no simpósio”, afirmou.

Segundo a faculdade, a discussão sobre a gestão hídrica tem como finalidade mostrar à comunidade regional os caminhos possíveis para alterar o quadro de degradação socioambiental e sensibilizar as pessoas sobre os problemas ambientais.

“Convidamos toda a comunidade, os empresários, os gestores públicos da região para virem e discutirem sobre a nossa política de gestão de recursos hídricos. É uma contribuição importante da Fatec e do Comitê de Bacias para o debate na região”, apontou.

A organização do simpósio espera que o evento atraia em torno de 4.500 pessoas, das quais 2.000 são alunos da instituição. A abertura será às 20h da segunda-feira, 3 de outubro.

O diretor de políticas públicas da ONG S.O.S. Mata Atlântica, Mário César Mantovani, apresentará a palestra “A importância da gestão participativa na construção da política pública ambiental”.

O simpósio segue no dia 4, com a palestra “Gestão de projetos e sustentabilidade”, apresentada por Paulo Sérgio Sgroi Pupo, da ONG Amainan Brasil, às 11h.

O diretor de operações técnicas do Parque Tecnológico de Sorocaba, Vidal Dias da Mota Júnior, vai ministrar o painel “O homem como sujeito transformador do meio ambiente”, às 15h.

No mesmo dia, às 20h, o evento contará com a mesa-redonda “Gestão participativa no Comitê de Bacias dos Rios Sorocaba e Médio Tietê”, com o vice-presidente do órgão, Wendell Rodrigues Wanderley, a coordenadora e editora da Rede das Águas da Fundação S.O.S. Mata Atlântica, Malu Ribeiro, e o professor André Cordeiro Alves dos Santos, do campus Sorocaba da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

O ciclo de palestras tem continuidade no dia 5, com a apresentação “Mapeamento colaborativo e geocolaboração como ferramentas de gestão dos recursos hídricos”, da livre-docente em cartografia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Arlete Aparecida Correia Meneguette, às 9h.

Às 15h, o diretor de ciência, tecnologia e inovação da Agência de Desenvolvimento e Inovação de Sorocaba, Rodrigo Mendes, apresenta a palestra “Inovação, Meio Ambiente e Tecnologia”. O encerramento será feito pelo professor Pedro Henrique Campello, mestre em engenharia de processos e engenheiro ambiental.

A nova edição do simpósio termina na quinta-feira, 6, quando será promovida a “Fatec Aberta”. Serão realizadas atividades voltadas aos alunos do ensino médio, como ações de “sensibilização artística” e apresentação da produção técnico-científica da faculdade.

O evento será aberto para toda a comunidade, que poderá conhecer as instalações da instituição de ensino, como as salas de aulas e laboratórios.