GCMs e Creas são chamados em denúncia de maus-tratos





A GCM (Guarda Civil Municipal) atendeu a uma denúncia de maus-tratos e abandono de incapaz de um idoso de 64 anos, no bairro CDHU Tanquinho, por volta das 14h de quarta-feira, 19.

Os guardas teriam ido ao local, acompanhados de uma estagiária de assistente social do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), para verificar as condições da vítima.

De acordo com boletim de ocorrência, a GCM e a estagiária teriam encontrado o idoso em uma cadeira de rodas na porta da residência dele, e, para que eles entrassem na casa, a vítima teria jogado a chave pelo portão.

Ao entrarem no local, os guardas teriam encontrado o idoso sujo de xixi e com dificuldades para falar e ouvir.

De acordo com o BO, dentro da sala da residência, não havia nenhum móvel, e a cozinha estava sem mantimentos e alimentos preparados.

Os vizinhos teriam informado à GCM que a vítima fica constantemente sentada na porta da residência e que, de vez em quando, ele cai da cadeira e fica no chão até que alguém pule o muro para ajudá-lo a levantar.

De acordo com o BO, muitas vezes, crianças que moram nos arredores da casa do idoso são “colocadas” dentro do quintal para colocar a vítima em cima da cadeira de rodas.

Conforme o BO, a estagiária conseguiu o contato com uma filha do idoso, e teria pedido para a mulher ir até o local, mas ela disse que não poderia, pois era proprietária de um bar e não iria conseguir fechar o estabelecimento para ir até a residência, mas que o irmão dela iria.

Ao chegar, o filho do idoso teria afirmado que estava fora desde as 7h. Ao ser questionado pela GCM como a vítima se alimenta quando está sozinho, o rapaz teria informado que ele come uma comida preparada fria, porque “ele gosta assim”.

Conforme o BO, o filho da vítima afirmou que o pai ainda não havia se alimentado naquele dia. A estagiária teria feito uma convocação para que o rapaz comparecesse ao Creas, para dar andamento e abordagem na denúncia, e orientado que não deixasse mais o idoso sozinho.