Duas ruas das vilas Doutor Laurindo e Esperança passam a ser mão única





Jheniffer Sodré

Rua Prefeito Antônio Tricta Junior, na vila dr. Laurindo, deixou de ser mão dupla

 

Desde quinta-feira, 20, a rua Prefeito Antônio Tricta Junior, na vila Doutor Laurindo, e a rua Cecílio Boneder, na vila Esperança, deixaram de ser vias de mão dupla.

O principal objetivo da mudança é “dar mais segurança e mobilidade”, segundo o diretor de Trânsito e Transportes da Prefeitura, Francisco Antônio de Souza Fernandes, Quincas.

“Como as duas ruas são estreitas e não suportam trânsito pesado nos dois sentidos, resolvemos fazer essa alteração para dar mais segurança para as crianças na hora de entrada e saída das escolas e mais mobilidade para os veículos que passam pelos dois bairros”, explicou o diretor.

A rua Prefeito Antônio Tricta Junior passou a ter mão única no sentido centro-bairro, desde a avenida São Carlos até a rua Fernando Prestes. “A inauguração do colégio Anglo nessa via gerou um impacto muito grande no trânsito”, de acordo com Quincas.

“Os moradores do bairro, os pais de alunos e os próprios representantes da escola começaram a cobrar do Departamento de Trânsito alguma atitude para resolver a questão. E a única saída que encontramos foi transformar a rua em mão única”, explicou.

Ele ainda ressalta que a mudança foi necessária porque não existe contingente suficiente de agentes para estar em todos os pontos da cidade onde há escolas para auxiliar na melhoria do fluxo do trânsito.

Já na vila Esperança, a rua Cecílio Boneder também virou mão única no sentido centro-bairro, desde a rua Heleonildes de Menezes até a rua Antonio Henrique da Silva. No local, está instalada a Escola Estadual “Ary de Almeida Sinisgalli”, o que gera intensa movimentação de ônibus escolares.

“A rua é muito estreita e há um grande número de ônibus circulando em diversos horários do dia. E, também, já havia um pedido da própria empresa de transporte e da escola para que fosse feita uma mudança nessa rua”, acrescentou Quincas.

As alterações foram fruto de interação entre o Departamento Municipal de Trânsito e a população, segundo o diretor. “Construímos coletivamente estas mudanças, unindo poder público e sociedade. Conversei com alguns moradores que têm veículo e todos aprovaram, deram respaldo para a mudança”.

Orientações

Para auxiliar os motoristas com as mudanças, foram instaladas faixas indicativas, com o novo sentido da rua, dez dias antes da oficialização, além da instalação de placas indicativas e pintura de sinalizações no chão. No dia das alterações, agentes de trânsito e guardas civis municipais estiveram nos locais para orientar os motoristas.

Segundo informações da GCM, o primeiro dia de operação em uma única mão nas ruas das vilas Doutor Laurindo e Esperança foi tranquilo, com apenas alguns casos de pessoas que tentavam entrar na contramão.

Até a primeira semana de abril, os motoristas que, por ventura, trafegarem pelo sentido errado da via não serão multados.

“O Código de Trânsito Brasileiro prevê um prazo de tolerância de 15 dias após uma alteração como esta para que a população se habitue. Depois disso, também não tem mais justificativa para fazer errado”, frisou.

Aprovação

Motoristas que passam pela rua Prefeito Antônio Tricta Junior comentaram sobre a mudança no local. A secretária Cláudia Barros é, inclusive, uma das pessoas que sugeriu a alteração para o Departamento de Trânsito.

“Eu achei ótimo ter mudado, porque a rua ficava intransitável quando era via de mão dupla. Um carro queria subir, outro queria descer, havia estacionamento nos dois lados, era um verdadeiro caos”, comentou Cláudia.

O motorista de transporte escolar Vagner Júnior também ficou satisfeito com a mudança. “Antes, dava muita confusão por aqui, era difícil trazer e deixar as crianças na escola. Agora, ficou ótimo, e o fluxo está tranquilo”.

Para o gestor em equinocultura Leandro Antunes Lisboa, a medida veio para organizar o trânsito do local. “Aqui, virava uma bagunça só; agora, parece que está melhor, mais fluído”.

Outras mudanças

Segundo o diretor de Trânsito e Transportes da Prefeitura, o sistema de mão única também será implantado em outros pontos da cidade, como a travessa São Manoel e a rua Vicente Romualdo, na vila São Manoel; a rua Nilzo Vanni, na vila São Paulo; a avenida Virgílio Montezzo Filho, no bairro Nova Tatuí; e um trecho da rua do Cruzeiro.

“Nós estamos apenas aguardando o estudo técnico e logístico de sinalização para colocar em prática mais essa etapa. São medidas necessárias para reorganizar nosso trânsito”, finalizou o vice-prefeito e secretário de Governo, Segurança Pública e Transportes, Vicente Menezes.