Da redação
“Quem é o melhor lateral-direito do futebol brasileiro neste momento? Rodinei! Sem dúvida nenhuma!”. A declaração foi dada pelo narrador Galvão Bueno durante o programa “Bem, Amigos”, do canal SporTV, na noite de segunda-feira, 5.
“Para mim, é o Rodinei, sem dúvida nenhuma. A força física, a velocidade e a confiança que ele ganhou”, reforçou. “Ele pega a bola e vai para cima de todo mundo”, complementou o renomado narrador.
Na sequência, ao ser questionado se convocaria o atleta tatuiano para a Copa do Mundo, Bueno confirmou que, neste momento, o levaria para representar a seleção brasileira no Catar, sendo acompanhado pelos comentaristas Paulo César Vasconcellos e Marco Antônio Rodrigues.
O narrador Cléber Machado e o comentarista Caio Ribeiro afirmaram que não levariam Rodinei ao mundial. Machado apontou Marcos Rocha, do Palmeiras, como o melhor da posição no Brasil, porém, Bueno discordou.
“Rocha é bom jogador, mas o Rodinei está ‘voando’. Neste momento, o Rodinei é mais brilhante”, alegou Bueno. “Não vejo ninguém jogando a bola que o Rodinei está jogando”, complementou Rodrigues.
Vasconcellos fez uma comparação entre os dois, mas afirmou que o jogador do Flamengo está acima do palmeirense. “Rodinei, nesse espaço de tempo, é o melhor lateral-direito do Brasil. Rocha, há um tempo maior, é mais regular, mas neste momento o Rodinei está acima”, afirmou.
Para Ribeiro, a dúvida sobre a lateral-direita da seleção brasileira surgiu após Daniel Alves ser dispensado pelo Barcelona, da Espanha, e ter rumado ao futebol mexicano para atuar pelo Pumas. Apesar disso, ele não vê o tatuiano preparado para a principal competição de futebol do mundo.
“Acho que Rodinei está jogando muito ofensivamente e vivendo uma grande fase, mas, defensivamente, ele ainda deixa a desejar. No confronto com europeus, ele vai pegar um nível muito maior do que ele enfrenta aqui (no Brasil)”, argumentou o comentarista.
Atualmente, Alves e Danilo, da Juventus (Itália), são os laterais-direitos mais cotados a serem convocados pelo técnico Tite à Copa do Mundo. Entre eles, a vaga de Alves tem sido a mais contestada pelos torcedores e a imprensa esportiva brasileira.
As principais reclamações são por conta da idade (Alves tem 39 anos) e por ter se transferido a uma liga nacional de pouca expressão no cenário mundial.
Até o momento, ele não conquistou nenhuma vitória como atleta do Pumas. Em oito jogos, foram quatro empates e quatro derrotas – todos jogando como meio-campista, ao invés de lateral.
Por outro lado, Alves é o jogador com mais títulos oficiais na história do futebol, com 43 taças conquistados. Pelo selecionado brasileiro, ele disputou as Copas do Mundo de 2010 e 2014, além de ter sido duas vezes campeão da Copa América e conquistado a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano passado.
Na Copa do Mundo anterior, em 2018, uma lesão tirou Alves da lista final de convocados, e Tite levou Danilo e Fágner, do Corinthians. Desde que assumiu a seleção brasileira há seis anos, o treinador já convocou para a lateral-direita os jogadores: Rocha; Rafinha, do São Paulo; Mariano, do Atlético Mineiro; e Emerson Royal, do Tottenham, da Inglaterra.
Aos 30 anos, Rodinei nunca teve uma oportunidade na seleção brasileira. No entanto, ele assumiu a condição de titular do Flamengo na segunda quinzena do mês de junho e, desde então, tem disputado as principais partidas do clube.
Na atual temporada, até o momento, o jogador tatuiano participou de 32 jogos do Rubro-Negro carioca, dos quais venceu 23, empatou cinco e perdeu quatro, tendo anotado um gol e dado seis assistências.
No Flamengo desde o início de 2016, quando deixou a Ponte Preta, Rodinei tem mais de 200 partidas pela equipe. No Rio de Janeiro, já conquistou dois campeonatos cariocas (em 2017, foi o autor do gol do título), um Campeonato Brasileiro e uma Copa Libertadores.
Nesse período, entre janeiro de 2020 e maio de 2021, foi emprestado ao Internacional. Em fevereiro do ano passado, um torcedor do clube gaúcho pagou a multa de R$ 1 milhão para que o tatuiano pudesse enfrentar o Flamengo.
Já na noite desta quarta-feira, 7, Rodinei deve ser titular na semifinal da Copa Libertadores, diante do Vélez Sarsfield, da Argentina, no Maracanã, na capital fluminense.
Na partida de ida, na semana anterior, o Flamengo goleou o rival por 4 a 0 e está próximo da terceira final do principal torneio de futebol sul-americano em quatro anos.
Caso o clube carioca não sofra um revés por mais de três gols de diferença, Rodinei deve jogar a final da Copa Libertadores no dia 29 de outubro, um sábado, em Guayaquil, no Equador. Dez dias depois, Tite deve divulgar a lista final de convocados para a Copa do Mundo, que ocorrerá entre 20 de novembro e 18 de dezembro.
Caso o desejo de Bueno se realize, Tatuí teria dois representantes no principal torneio de futebol entre seleções. Em maio, a Fifa (Federação Internacional de Futebol) divulgou a listagem de profissionais de arbitragem que atuarão na Copa do Mundo, incluindo o árbitro assistente tatuiano Danilo Ricardo Simon Manis.