Fruto de convênio entre a Prefeitura de Tatuí e a UfsCar (Universidade Federal de São Carlos), campus Sorocaba, o Programa Futuro Cientista, que teve início no município em julho de 2017, vem auxiliando no desenvolvimento acadêmico e pessoal de alunos, com idades de 11 a 18 anos, do ensino fundamental e médio da rede municipal.
O programa acompanha os estudantes na caminhada estudantil até o ingresso na universidade. “Adotamos os alunos no ensino fundamental e seguimos com ele até a sua entrada no ensino superior, quando ele recebe o título de ‘cientista multiplicador’ e passa a auxiliar os alunos mais novos no programa”, explica a coordenadora da ação em Tatuí, Andressa Ribeiro Leite.
Durante todo o ano, os alunos participam de atividades semanais, com duração de duas horas, realizadas pelo supervisor Nathan Penha, nas próprias escolas que frequentam.
Essas atividades são relacionadas à formação científica dos estudantes, como: concurso de redação, maratona do conhecimento e concurso de curtas-metragens.
“As escolas se transformam em espaços interativos, por meio da criação de clubes de ciências, grupos de alunos para estudos, experimentos e realização de projetos científicos”, explica Andressa.
Todas as atividades são supervisionadas por profissionais do “Futuro Cientista” e a aprendizagem científica é estimulada por meio da “descoberta” (observação e experiência) e criação (criatividade e imaginação), na multidisciplinaridade e interação entre os alunos.
“O programa propõe que os jovens participem ativamente do próprio desenvolvimento, por meio de pesquisa em grupo, experimentação, estímulo à dúvida, busca por respostas e raciocínio crítico. O erro é encarado como parte importante desse processo, que serve de trampolim para a aprendizagem”, observou o diretor do programa, Fábio de Lima Leite.
Neste ano, estão sendo auxiliados 80 alunos do ensino fundamental e 32 do médio, de quatro escolas, nos dias e horários: Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (Nebam), todas as segundas-feiras, das 10h às 12h; Emef “Prof. Alan Alves de Araújo”, às terças-feiras, das 9h30 às 11h30; Emef “Profª. Lígia Vieira de Camargo Del Fiol”, às quartas-feiras, das 14h às 16h; e Emef “Profª Maria Helena Machado”, às quintas-feiras, das 13h às 15h. Já os alunos do ensino médio participam por meio de uma plataforma on-line.
Segundo o diretor do programa, “os alunos recebem um verdadeiro plano de vida, para que desenvolvam habilidades e competências, se tornando grandes pesquisadores”.
“Para isso, são realizadas diversas ações e atividades ao longo de cada ano, incentivando e direcionando os jovens em sua jornada rumo ao desenvolvimento acadêmico e pessoal”, conclui o diretor.