Futebol é tema do tradicional baile Vermelho & Preto no ano da Copa





Arquivo o Progresso

Organização anuncia que evento está revigorado

 

Futebol foi o tema que inspirou a criação do Vermelho & Preto, o mais tradicional e, atualmente, único “grande” baile de Carnaval do interior do Estado de São Paulo, conforme a assessoria de comunicação do evento.

Neste ano de 2014, com o mesmo tema da primeira edição, acontece o 35ª baile, agendado para 22 de fevereiro, na Associação Atlética XI de Agosto. O título do evento será “Brasil, País do Futebol na Copa!”.

Segundo Jorge Rizek, o tema surgiu por várias razões: por coincidir com a história do surgimento do baile e com o ano de realização da Copa do Mundo no Brasil, além de ter no mascote oficial do evento um tatu – símbolo do município.

“Outra marca importante é o encerramento de um ciclo do baile que, ano que vem, chega totalmente revigorado”, antecipou Rizek, idealizador e coordenador do evento.

O baile Vermelho & Preto surgiu na década de 70, quando Rizek, que residia em São Paulo, mas frequentava os Carnavais de Tatuí e decidiu organizar o evento para relembrar uma vitória histórica da equipe de futebol do XI de Agosto.

Bicampeã paulista de futebol amador na mesma década, o XI de Agosto traz as cores que dão nome ao baile no uniforme. “Foi uma ideia de unir duas paixões nacionais, futebol e Carnaval, que se transformou em tradição”, disse Rizek.

Embora tenha o mesmo tema de quando surgiu, o baile de 2014 terá características peculiares, de acordo com a assessoria do baile.

Neste ano, o futebol é visto de forma mais ampla, “transformando-se numa grande festa brasileira”. Por conta da Copa do Mundo, “o esporte estará mais presente do que nunca”.

“E o baile Vermelho & Preto será o primeiro evento relativo à Copa do Mundo em Tatuí. Gostaríamos que os foliões se sentissem dentro de um estádio de futebol, e estamos trabalhando para tornar isso realidade”, afirmou Rizek.

Como já acontece tradicionalmente, o tema estará presente na decoração do evento e, também, deve inspirar a produção de fantasias – outra iniciativa tradicional que acompanhou o evento nas últimas décadas.

Além de celebrar os 35 anos e festejar o futebol, o Vermelho & Preto deste ano marca o final de um ciclo de realizações. A ideia, conforme o idealizador, é realizar o último baile no formato conhecido.

A partir de 2015, o evento terá continuidade, embora “revigorado e com um conceito diferente”. “Mais um motivo, portanto, para todos os foliões participarem do evento”, ressalta a assessoria.

Detalhes da estrutura e atrações ainda estão sendo definidas, mas a organização aguarda grande público de toda a região. A realização do evento, tradicionalmente traz reflexos no comércio local, que incentiva o uso das cores da festa em roupas e fantasias.

O lançamento oficial do evento será no dia 25 de janeiro, na edição de O Progresso, parceiro da festa. O baile conta, ainda, com promoção de FT – revista eletrônica, assinada por Flavia Troya FT. Mais informações estão disponíveis na “fanpage” e no facebook.com/baile vermelho e preto.