Fusstat promove lançamento oficial da Campanha do Agasalho de 2019

220
Fusstat distribui 200 caixas de arrecadação em estabelecimentos comerciais e órgãos públicos (foto: Diléa Silva)
Publicidade

O Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí) realiza na Praça da Matriz, às 10h deste sábado, 8, junto com a Festa de São João do Bemfica, a abertura oficial da Campanha do Agasalho 2019. A iniciativa é promovida nos mesmos moldes da campanha do Fussp (Fundo Social de São Paulo).

A abertura oficial no estado foi feita no dia 20 de maio, segunda-feira, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, pelo governador João Doria, pela primeira-dama e presidente do Conselho do Fundo Social de São Paulo, Bia Doria, e pelo presidente executivo Filipe Sabará.

Com o tema “Nosso Superpoder contra o Frio é um Agasalho Novo”, a campanha deste ano tem como protagonistas os personagens Ben10 e As Meninas Superpoderosas, do Cartoon Network, que terão uma grande missão: “engajar a sociedade para promover um inverno mais solidário”.

O principal objetivo é arrecadar itens de inverno para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade a enfrentar o período de frio.

De acordo com Sônia Maria Ribeiro da Silva, presidente do Fusstat, as caixas para arrecadação de cobertores, calçados e roupas novas e usadas em bom estado foram distribuídas e o órgão já está recebendo as doações.

Publicidade

“O lançamento é para oficializar a campanha. Vamos aproveitar o evento na praça para sensibilizar a população e mostrar como a arrecadação será realizada no município”, contou Sônia.

Os pontos de arrecadação são escolas, estabelecimentos comerciais e prédios públicos. No total, há mais de 200 caixas da campanha espalhadas pela cidade. O encerramento acontecerá no dia 29 de junho, com o Dia “D”.

O evento, agendado para às 9h, também na Praça da Matriz, marcará a entrega simbólica de todas as caixas de arrecadação da campanha. Até lá, as doações podem ser realizadas em qualquer um dos pontos de coleta.

Depois da arrecadação, as roupas passam por triagem, para serem separadas à doação. As peças serão levadas a um barracão cedido pelo empresário Jonas Caetano Filho. Lá, a equipe fará a triagem e separação das roupas em kits para encaminhá-los à doação.

O processo de seleção será acompanhado pela coordenadora da campanha, Edite Oliveira, junto com uma equipe de 20 pessoas. Os agasalhos e cobertores serão distribuídos no dia 22 de julho, para famílias carentes cadastradas no Fusstat, e no dia 29 de julho, para entidades assistenciais do município.

Conforme a presidente, neste ano, a campanha pretende arrecadar pelo menos 50 mil peças. No ano passado, a entidade recebeu mais de 52 mil e, em 2017, 44 mil.

“Vamos trabalhar para superar a marca do ano passado, mas, se conseguirmos pelo menos 50 mil peças, está muito bom. Ninguém vai passar frio”, enfatizou.

Para Sônia, a Campanha do Agasalho é a maior iniciativa do Fundo Social. Ela destaca que a ação envolve toda a população.

“Isso é muito importante porque desenvolve este sentimento de solidariedade, e o que mais fico contente é que eu vejo que, a cada ano, está aumentando. Tem mais pessoas querendo ajudar, e é isso que nós queremos”, declarou a presidente.

“O frio é uma coisa doida: cada vez que cai a temperatura, a gente já fica pensando nas pessoas. Mas, acredito que o frio não será o problema de Tatuí, tenho certeza que os menos favorecidos estarão assistidos e aquecidos neste inverno com as doações que nós receberemos”, concluiu.

Mais informações sobre a Campanha do Agasalho 2019 podem ser obtidas com o Fusstat pelo telefone: (15) 3305-3408.

Publicidade