Mais
    Início Cidades Fusstat lança Campanha do Agasalho visando arrecadação de 50 mil peças

    Fusstat lança Campanha do Agasalho visando arrecadação de 50 mil peças

    Doações da população podem ser feitas em uma das caixas disponíveis para a arrecadação (foto: AI Prefeitura)

    No sábado, 8, o Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí) promoveu a abertura oficial da Campanha do Agasalho 2019. A iniciativa é promovida pelo Fusstat nos mesmos moldes da campanha do Fussp (Fundo Social de São Paulo).

    Com o tema “Nosso Superpoder contra o Frio é um Agasalho Novo”, a campanha deste ano tem como protagonistas os personagens Ben10 e As Meninas Superpoderosas, do Cartoon Network, que terão uma grande missão: “engajar a sociedade para promover um inverno mais solidário”.

    A cerimônia, que aconteceu na Praça da Matriz, contou com a presença da presidente do Fusstat, Sônia Maria Ribeiro da Silva, das conselheiras, coordenadoras, funcionárias e voluntárias do Fundo Social.

    Além de autoridades como a prefeita Maria José Vieira de Camargo, o secretário do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, o secretário da Educação, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior, e o secretário parlamentar do deputado federal Samuel Moreira, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo.

    A abertura da campanha em Tatuí foi representada pelas doações de agasalhos feitas pela prefeita e pela presidente do Fusstat. O principal objetivo é arrecadar itens de inverno para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade a enfrentar o período de frio.

    “O dia estava propício para o início da campanha. Isso porque o sábado amanheceu com baixas temperaturas, reforçando a importância da solidariedade da população para com as pessoas que não possuem agasalhos ou abrigo”, destacou a prefeita.

    De acordo com Sônia, o lançamento marca o início oficial da campanha, contudo, as caixas de arrecadação já estavam coletando cobertores, calçados e roupas novas e usadas em bom estado por toda a cidade.

    Os pontos de arrecadação são escolas, estabelecimentos comerciais e prédios públicos. No total, há mais de 200 caixas da campanha espalhadas pela cidade. O encerramento acontecerá no dia 29 de junho, com o Dia “D”.

    O evento está agendado para às 9h, também na Praça da Matriz. Na ocasião, todas as escolas, creches, órgãos públicos, entidades, clubes e empresas que possuem caixas de arrecadação levarão as doações recebidas ao longo do mês.

    Depois da arrecadação, as roupas passarão por triagem, para serem separadas à doação. As peças serão levadas a um barracão cedido pelo empresário Jonas Caetano Filho. Lá, a equipe fará a triagem e separação das roupas em kits para encaminhá-los à doação.

    O processo de seleção será acompanhado pela coordenadora da campanha, Edite Oliveira, junto com uma equipe de 20 pessoas. Os agasalhos e cobertores serão distribuídos, no dia 22 de julho, para famílias carentes cadastradas no Fusstat, e no dia 29 de julho, para entidades assistenciais do município.

    Para Sônia, as expectativas em relação ao recebimento de doações são positivas, tendo em vista a colaboração dos tatuianos nas edições anteriores da campanha.

    Conforme a presidente, neste ano, a campanha pretende arrecadar pelo menos 50 mil peças. No ano passado, a entidade recebeu mais de 52 mil e, em 2017, 44 mil.

    “Nós estamos confiantes que a população de Tatuí vai colaborar mais uma vez com a realização desta campanha. As pessoas são solidárias e têm consciência da necessidade de aquecer as pessoas em vulnerabilidade nesta época do ano, e, por isso, agradecemos desde já a todos que fizeram a doação”, ressaltou a presidente.