Frota de veículos cresce 63% em dez anos; ônibus são 707

Dados são do IBGE; município supera Votorantim e Salto

Frota de ônibus de Tatuí em 2020 ultrapassava Itapetininga, Salto e Votorantim
Da redação

O trânsito em Tatuí está mais movimentado, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) compilados por O Progresso de Tatuí. A razão é o crescimento da frota de veículos que, na cidade, aumentou 63% em uma década, saltando de 54.838, em 2010, para 89.354, em 2020.

As informações constam no sistema Cidades@, responsável por agregar referências sobre municípios e estados brasileiros. De acordo com os registros, os carros são os preferidos dos tatuianos no período de dez anos do comparativo.

Em 2020, eles representaram 50,41% do total de veículos na cidade. Somaram 45.044, com ligeira queda no percentual em relação a 2010. Nesse primeiro ano, a quantia de carros era de 28.063, 51,17% da frota total.

Os utilitários também caíram no gosto dos tatuianos, resultando em aumento significativo. No ano retrasado, Tatuí tinha 454 veículos desse tipo registrados, contra 99 em 2010, crescimento de 359%.

Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), os utilitários são veículos empregados como meio de transporte de cargas ou pessoas, com ou sem finalidade comercial.

No setor das caminhonetes, a frota cresceu 78%. Passou de 3.280, em 2010, para 5.851, no ano retrasado. As caminhonetes são destinadas ao transporte de carga com peso bruto total de até 3,5 toneladas.

Já o número de camionetas – usadas para transportar carga e pessoas no mesmo compartimento – atingiu quase 100%. Em 2010, totalizou 1.225 e, em 2020, subiu 98%, somando 2.340.

As motos ocuparam o segundo lugar em número de veículos registrados, com 22.400, ou 25% do total do contingente veicular no ano de 2020. Na comparação com 2010, quando somavam 14.732, o aumento foi de 52%.

A frota de veículos em duas rodas na cidade é ainda maior quando são somadas as motonetas (veículos com rodas de menor tamanho e cilindrada que as motos) e os ciclomotores (com duas ou três rodas e velocidade máxima de 50 km/h).

No ano retrasado, as motonetas totalizaram 7.077 veículos, representando aumento de 108% nas vendas desse tipo de meio de transporte na comparação com 2010, quando havia registro de 3.406.

Os ciclomotores passaram de 386, em 2010, para 393, em 2020, aumento de 2%. Já a quantidade de triciclos dobrou na cidade, de 6 para 12 no comparativo. Quanto aos quadriciclos, não houve mudanças. A frota permaneceu com a quantidade inalterada entre 2010 e 2020: apenas um veículo.

A frota de pesados entre caminhões, caminhões-tratores, reboques, semirreboques e tratores de rodas subiu 69% no período do comparativo. Em 2010, esse grupo somava 2.828 veículos. No ano retrasado, 4.781.

O maior aumento ficou com os tratores de rodas, usados na produção agrícola. Esse tipo de veículo passou de 4, em 2010, para 24, em 2020, elevação de 500%.

Os caminhões-tratores (usados para tracionar outros caminhões) saltaram 143%, saindo de 204, em 2010, para 496, em 2020. Os reboques, que são as unidades independentes sem motorização, mas usadas para transporte de cargas quando engatadas em um veículo motorizado, aumentaram em 131%. Em 2010, eles somavam 481 unidades e, em 2020, subiram para 1.110.

Na categoria de semirreboque (veículo que apenas fica engatado em um automotor, mas também usado para transporte de cargas), houve aumento de 81%. A frota desse tipo de veículo, em 2010, era de 239, e, em 2020, ficou em 433.

Dos veículos pesados, os caminhões ficaram com a “menor alta” na análise. Ainda assim, a frota saiu de 1.900 veículos, em 2010, para 2.718, em 2020, crescimento de 43%.

A frota do município também cresceu no setor de transporte de passageiros. Tanto ônibus como micro-ônibus registraram aumentos, com dados mais significativos para os primeiros.

Na primeira categoria, os veículos passaram de 667, em 2010, para 707, no ano retrasado, aumento de 6%. Na segunda, a elevação foi de 46%, sendo em 2010, 132 veículos e, em 2020, 193.

Embora o percentual de aumento seja pequeno, no setor de ônibus de passageiros, a quantidade de veículos chama a atenção. Em Tatuí, o número de ônibus registrados – mas não necessariamente em circulação na cidade – é maior que o de Votorantim, Salto (municípios com número equivalente de habitantes) e Itapetininga, por exemplo.

Em Votorantim, a frota de ônibus somou 237 unidades em 2020. Já em Salto, os dados apontam 202 veículos. Na cidade de Itapetininga, que tem população e frota superior a Tatuí, a quantidade de ônibus registrada é menor: 550.

Há 28,54% mais ônibus emplacados em Tatuí do que em Itapetininga. A situação é diferente quando são comparados os micro-ônibus. Em Itapetininga, eles somaram 481 unidades, 149% a mais que a quantidade de veículos desse tipo registrados em Tatuí.

A frota total de Itapetininga, para 2020, era de 105.910. A contagem tem como base dados disponibilizados pelo Denatran, via Ministério da Infraestrutura.