Da reportagem
Moradores de Tatuí e outras cidades da região ficaram sem energia elétrica por mais de uma hora na tarde desta quinta-feira, 26. O problema também foi registrado em Boituva, Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Alambarí, Sarapuí e Cesário Lange.
Em nota a O Progresso, a ISA CTEEP, empresa concessionária de transmissão de energia elétrica, informou que o fornecimento de energia foi afetado em razão da queda de uma torre da CPFL em Boituva.
Conforme a nota, duas linhas de transmissão da empresa foram afetadas. A CTEEP informou que o fornecimento de energia às distribuidoras locais foi interrompido às 11h05, sendo restabelecido totalmente já no início da tarde, às 12h44.
A companhia ainda informou que equipes da ISA CTEEP permaneceram no local inspecionando as torres da empresa, para averiguarem se houve possíveis danos provocados por vandalismo.
Já a CPFL informou à imprensa que a interrupção de energia elétrica foi causada devido a furto de materiais da torre de transmissão em Boituva, situação que teria ocasionado a queda do equipamento.
A companhia ainda declarou estar em contato com autoridades policiais da região para encontrar os criminosos e reforçou que, além da falta de energia, essa prática ilegal pode causar acidentes graves e até levar à morte.
Falta d’água
Conforme a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a interrupção temporária de energia elétrica afetou o abastecimento de água em Tatuí, Boituva, Iperó, Cesário Lange, Porangaba e Torre de Pedra.
A Sabesp informou que, à tarde, após o restabelecimento do fornecimento de energia pela concessionária responsável, a operação do sistema foi retomada e os reservatórios se recuperaram de forma gradual, com normalização à noite.
A empresa pediu ainda que os moradores economizem a água armazenada em caixas-d’água e informou que segue à disposição pelo telefone 0800-055-195.