Da reportagem
O ginásio da Associação Atlética XI de Agosto sediou, na tarde de quinta-feira, 17, a formatura de 610 alunos dos 5º anos de escolas das redes de ensino municipal e particular de que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), iniciativa da Polícia Milita do estado, em parceria com a prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Educação, no segundo semestre deste ano.
A cerimônia contou, além de familiares dos alunos, com as participações do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; do presidente da Câmara Municipal, Antônio Marcos de Abreu (PSDB); do comandante do 22° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Glauco Rogério Ribeiro Alves; do comandante da 2ª Cia. do 22° BPM-I, capitão Diego Reali Ponciano Machado; dos secretários municipais Elisângela Cecílio (Educação), Miguel Ângelo de Campos (Segurança Pública e Mobilidade Urbana), Elaine Leite de Camargo Miranda (Direitos Humanos, Família e Cidadania) e Cassiano Sinisgalli (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer); do vereador Paulo Sérgio de Almeida Martins (PRTB); e do presidente da A.A. XI de Agosto, Carlos Rogério da Silva.
Atualmente, o programa é adotado em várias cidades brasileiras e desenvolvido mediante ação conjunta entre a Polícia Militar, escolas e famílias, auxiliando no reconhecimento das “pressões e influências que contribuem ao uso de drogas e à prática da violência”.
Para o prefeito Cardoso Júnior, o envolvimento da área da Educação com a PM fortalece o conhecimento sobre o combate às drogas, assim como estimula o “papel de cidadão desde criança”.
“Tatuí é privilegiada por proporcionar este trabalho juntamente com os alunos. Como professor, já perdi estudantes para os entorpecentes, que é um caminho quase que sem volta. O papel do Proerd vem exatamente no sentido de proporcionar ensinamentos sobre essas questões, de forma objetiva. Quanto mais cedo e mais informações nossas crianças tiverem, mais sólido será o futuro delas”, enfatizou.
“A parceria com o Proerd, que acontece há anos, é rica e vem rendendo bons frutos para a educação de nossa cidade. Ver todos aqui presentes, na primeira formatura pós-pandemia, é emocionante”, celebrou Elisângela.
Para a titular da pasta da Educação, as ações preventivas ensinadas aos alunos “devem ser pautadas em princípios éticos e na pluralidade cultural, orientando para a promoção de valores voltados à saúde física e mental, individual e coletiva, ao bem-estar, à integração socioeconômica e à valorização das relações familiares, considerando seus diferentes modelos”.
Segundo Elisângela, as ações preventivas devem ser planejadas e direcionadas ao desenvolvimento humano. “Com o Proerd, também queremos incentivar a educação para a vida saudável, acesso aos bens culturais, incluindo a prática de esportes, cultura, lazer, a socialização do conhecimento sobre drogas, com embasamento científico, o fomento do protagonismo juvenil, da participação da família, da escola e da sociedade na multiplicação dessas ações”, mencionou.
A secretaria destacou que a novidade do projeto trabalhado neste ano foi a implantação do “Proerd Kids”, com os alunos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental (EF), os quais aprenderam sobre a importância dos telefones de emergência 190 e 193, além de noções de cidadania, perigos domésticos, bullying e outros temas.
“Desde pequenos, os estudantes devem ter essas noções básicas, por conta de ações educacionais preventivas, de forma continuada, com foco no indivíduo e seu contexto sociocultural, buscando estimular e apoiar a capacitação continuada, o trabalho interdisciplinar e multiprofissional, com a participação de todos os atores sociais, principalmente os pais, possibilitando que esses se tornem multiplicadores, com o objetivo de educar seus filhos para o mundo mais inclusivo, pois ele está precisando disso”, apontou Elisângela.
O presidente da Câmara Municipal parabenizou os envolvidos no Proerd. “É um trabalho espetacular. É fundamental que nossos estudantes cresçam conscientizados sobre o que é bom e ruim, pois, quanto maior a distância deles com entorpecentes e a violência, mais chances terão de viver uma vida saudável, ter uma família sólida e com muita fé. Quem participou do projeto, é um agente disseminador do conhecimento adquirido”, declarou Abreu.
Ao todo, oito escolas tiveram alunos participando do Proerd: Emef “Eugênio Santos”, Emef “Professoras Sarah de Campos Vieira dos Santos”, Emef “João Florêncio e Emef “Professor Accácio Vieira de Camargo, além da Escola Projeto “Senna em Ação” e dos colégios Anglo, Adventista e Objetivo.
Os alunos do 5º ano do Colégio Objetivo também foram certificados. Eles tiveram, durante o ano letivo, aulas sobre como prevenir o uso e o abuso de drogas, por intermédio de orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam lícitas ou ilícitas.
Pela cabo PM Carina Bueno, os professores das escolas receberam uma certificação, juntamente com os alunos. Para ela, o projeto deste ano foi “desafiador”, por conta de até então não ter trabalhado com os alunos dos 1º e 2º anos.
“Foi uma experiência nova e enriquecedora. Aprendi muito com os pequenos também. O Proerd, que sempre deu certo com os estudantes do 5º ano, se mostrou produtivo com essa outra faixa etária”, relatou a cabo.
“Nós fizemos o nosso papel e enfatizamos como é importante que as famílias dessas crianças permaneçam olhando e orando por elas, pois isso garante com que os alunos construam uma personalidade voltada para a cidadania e tenham discernimento sobre o que é bom e mau em suas vidas”, salientou Carina.
Para ela, além do apoio da família, o da escola é fundamental. “Os estudantes ficam boa parte do dia dentro das escolas. No convívio com outras pessoas, eles buscam referências, e também o local onde estudam se torna uma extensão da casa. Com bons educadores, nossos pequenos têm uma base educacional de qualidade, haja vista ao sucesso que foi a edição deste ano”, complementou.
Durante a formatura, foram entregues certificados aos professores dos 1º, 2º e 5º anos das escolas participantes, além de medalha aos alunos que mais se destacaram durante as aulas, pela assiduidade e à redação referente ao próprio programa.
Outro momento da solenidade teve a leitura da redação da aluna Gabriela Padilha Tashiro, do Colégio Objetivo. “Todos nós sabemos que as drogas causam efeitos ruins, mas são poucos que lutam contra o poder delas. As drogas são capazes de matar com o uso diário, mesmo aquelas que não são proibidas, como cigarro, bebida alcoólica e alguns medicamentos. Em grande quantidade, podem fazer mal e mesmo levar à morte. Levarei tudo o que aprendi com o Proerd para minha vida toda. Falarei ‘não às drogas’ e lutarei contra o poder delas”, declarou a aluna.
A formatura começou o encerramento com a entrada do Leão Dare, que tem o nome inspirado no programa norte-americano “Drug Abuse Resistence Education” (educação para a resistência ao abuso de drogas – em tradução livre), surgido em 1983 e que inspirou a implantação deste mesmo projeto no Brasil, em 1993, com o nome de Proerd.
Por fim, houve a execução da “Canção do Proerd” e o grito de guerra dos alunos, que responderam à pergunta “Hoje foi dia de…?” com a resposta “Proerd!!!”.