Da reportagem
Na semana passada, seis garotos tatuianos deram importante passo em busca do sonho de se tornarem atletas profissionais de futebol. Em atividade que reuniu mais de 300 jovens, menos de 2% foram selecionados para a próxima fase de avaliação do Fluminense, equipe do Rio de Janeiro.
A “peneira” para captação de jovens talentos ao tricolor carioca foi organizada em parceria com o Bom de Bola e com apoio do Sindmetal (Sindicato dos Metalúrgicos de Tatuí e Região). A avaliação ocorreu no estádio do sindicato, na manhã de quinta-feira, 30 de junho.
De acordo com a faixa etária, o estádio sediou as peneiras aos meninos das categorias sub-10 (nascidos em 2013 e 2014), sub-12 (2011 e 2012), sub-14 (2009 e 2010) e sub-16 (2007 e 2008).
Enviado pelo Fluminense, o observador técnico Alan Costa avaliou centenas de garotos, incluindo de outras cidades da região, e selecionou somente jogadores tatuianos, das categorias sub-10 e sub-12.
Dos atletas nascidos em 2013, Costa destacou Breno Cancian e Otávio. Já entre os tatuianos nascidos em 2012, o observador técnico selecionou Leonardo Apolinário, Luís Felipe, Miguel Provasi e Guerra.
Com exceção de Guerra, atleta que defende equipes da Associação Atlética XI de Agosto, Cancian, Otávio, Apolinário, Luís Felipe e Provasi são jogadores do Bom de Bola, treinados por Diego Barros – um dos organizadores da avaliação.
Conforme Barros, a avaliação terá continuidade no centro de treinamento de categorias de base do Fluminense, em Duque de Caxias (RJ). Segundo ele, fica a critério dos pais e responsáveis pelos atletas aprovados se os jovens seguirão na peneira.
Barros informou que o atleta Pedro, nascido em 2014, foi pré-selecionado por Costa. No entanto, devido à pouca idade, ele só poderá viajar para ser avaliado no Rio de Janeiro no final do ano. Além dele, outros garotos (que não tiveram os nomes revelados) permanecerão monitorados pelo clube carioca.
O treinador do Bom de Bola destacou a oportunidade de as crianças serem observadas por um clube de Série A do Campeonato Brasileiro sem qualquer taxa ou custo.
“Quero agradecer ao ‘Ronaldo do Sindicato’ (Ronaldo José da Mota), ao diretor Luiz Carlos Machado e familiares pelo apoio”, acrescentou Barros.
O Fluminense é um dos clubes brasileiros que mais revelam jogadores de qualidade no país e, atualmente, possui o único centro de treinamento exclusivo para as categorias de base no Rio de Janeiro.
Entre os recentes destaques revelados em Xerém, está o lateral-esquerdo Marcelo, jogador com mais títulos na história do Real Madrid, da Espanha. Com duas Copas do Mundo no currículo, o atleta conquistou o quinto título da Liga dos Campeões há pouco mais de um mês.
Ainda surgiram, no “Flu”, atletas como: Thiago Silva e Kenedy, do Chelsea; Fabinho, do Liverpool; Kayky, do Manchester City; e João Pedro, do Watford, todos da Inglaterra; Gérson, do Olympique de Marselha, da França; Evanílson, do Porto, de Portugal; e Pedro e Ayrton Lucas, atualmente no Flamengo.