No sábado passado, 1o (Dia Mundial de Luta contra a Aids), o Ambulatório de Infectologia CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) e a Vigilância Epidemiológica, pertencentes à Secretaria Municipal de Saúde, promoveram, na Praça da Matriz, o lançamento da campanha “Fique Sabendo”, que tem por objetivo incentivar a realização dos testes de HIV e sífilis entre as pessoas sexualmente ativas.
Foram realizados, entre as 9h e as 13h, 96 testes rápidos de HIV e sífilis, pelos quais seis foram reagentes para sífilis e um para HIV.
“Os pacientes foram encaminhados para a realização de exames complementares e o devido tratamento”, explica a coordenadora do Ambulatório de Infectologia, Aline Tochinski de Camargo.
Os testes são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo, que permitem que, em apenas meia hora, o paciente conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário.
A campanha “Fique Sabendo” continuou nesta semana, até o dia 7. Os testes rápidos puderam ser feitos em todas as unidades básicas de saúde do município e no Ambulatório de Infectologia.
A campanha é organizada pelo governo do estado, Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) e Programa Estadual CRT – Centro de Referência e Treinamento DST/Aids.