AI Conservatório / Kazuo Watanabe
Cia. de Teatro iniciou processo de criação deste ano em leitura dramática e workshops, realizados dia 1º
Neste sábado e domingo, dias 25 e 26, a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí faz a estreia de sua temporada artística. As apresentações acontecem às 20h30 e 19h, nos respectivos dias, e têm entrada franca. Elas serão realizadas no teatro “Procópio Ferreira”, localizado à rua São Bento, 415, no centro.
As duas primeiras apresentações do ano integram o projeto “Do Trágico ao Cômico – Em busca de um Teatro Popular”, iniciado no início deste mês com uma leitura dramática. Sob orientação de Carlos Doles e Fernanda Mendes, a proposta norteia pesquisa da Cia. de Teatro que tem como ponto de partida dois gêneros mais populares da história do teatro ocidental: tragédia e comédia.
“A ideia é experimentarmos formas e conteúdos, propondo a partir de estudos, experiências e aberturas de processos, caminhos para a construção compartilhada de um novo espetáculo”, destacou Carlos Doles em nota à imprensa.
O projeto envolve uma série de eventos abertos a alunos do setor de artes cênicas e interessados na área. “Eles poderão colaborar, trocar ideias, experiências e sensações até o resultado final, previsto para outubro deste ano”, complementou Doles.
As apresentações agendadas para este fim de semana são continuidade da leitura dramática e workshop de dramaturgia (este último, coordenado por Débora Brenga) realizados no dia 1o. Após essas duas primeiras atividades, a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí passou a estudar textos criados no workshop.
“Estamos aprofundando a pesquisa com a criação das primeiras cenas-experimentos. Serão de seis a oito cenas, com um ou dois atores cada. Essas cenas serão trabalhadas, com propostas de encenação, músicas, figurinos e cenografia para serem compartilhadas com o público”, declarou Doles.
De acordo com a proposta do projeto, algumas das cenas serão apresentadas no dia 25 e outras no dia 26. Após as apresentações, haverá conversa com o público presente com participação dos atores sobre as propostas cênicas.
“Propomos neste ano a construção de um processo (que gerará um espetáculo), a partir de experimentações e compartilhamentos com alunos de setor de Artes Cênicas do Conservatório, artistas da região e todo e qualquer interessado em todo estado de São Paulo”, comentou o orientador do projeto.
Durante o processo de pesquisa – e consequente compartilhamento com alunos e interessados – a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí abordará e experimentará questões variadas. Entre elas: “como é ser profissional, viver de teatro, se dedicar, se aperfeiçoar, criar, mostrar, trocar, experimentar a arte da interpretação no interior de São Paulo na atualidade?”.
Também será abordado o tema “que público é esse que nos cerca, que nos vê?” ou ainda “como anda a produção teatral no Brasil, suas tendências, pesquisas?”.
“O compartilhamento não só de nossos resultados (espetáculos), mas de nosso processo de criação, poderá, acreditamos nós, colaborar no processo de formação de novos atores, figurinistas, cenógrafos, dramaturgos e também na formação de público, que poderá entender os processos e mecanismos (quase artesanais e muito delicados) da montagem de um espetáculo.”, destacou Doles.
O processo de pesquisa parte de extremos do teatro, os gêneros que fundamentam o teatro ocidental desde a Grécia Antiga até os dias de hoje: a tragédia e a comédia.
Interessados em acompanhar as apresentações podem retirar ingressos de terça a sexta, das 17h às 19h, ou nos dias dos eventos, momentos antes das peças.