Filme que valoriza a “cultura do interior” prevê exibição em Tatuí 

Cineasta Reinaldo Volpato é responsável por projeto com várias produções 

Personagem Ella Trieste (Eliandra Caon) é protagonista em triângulo amoroso (foto: Lucas Pelegrino)
Da redação

O longa-metragem “Estranhas Cotoveladas”, dirigido pelo cineasta Reinaldo Volpato, terá uma exibição na cidade como parte de sua turnê pelo interior paulista.

Informações a respeito da data e horário para exibição em Tatuí serão divulgadas em breve. Por enquanto, a produções pode ser vista, a partir de quinta-feira, 27, em Araçatuba (Multiplex Araçatuba Shopping), Sorocaba (Multiplex Cidade), Bauru (Multiplex Bauru Shopping) e São José do Rio Preto (Multiplex Rio Preto).

A obra tem como um de seus principais cenários a cidade vizinha de Torre de Pedra, além de locações em Botucatu e Pardinho. A narrativa se desenvolve em torno da médica Ella Trieste (Eliandra Caon), que se vê envolvida em um triângulo amoroso com dois homens de universos distintos: um jovem usineiro de cana-de-açúcar e um agrônomo dedicado à agricultura familiar e orgânica.

Personagem Pedro Álvares (Domingos Meira) é tido como presença marcante na trama (foto: Lucas Pelegrino)

O dilema da protagonista se desdobra em meio a um embate entre interesses econômicos e ambientais, tendo como ponto de convergência a própria Torre de Pedra, que no filme assume um papel além de cenário, tornando-se personagem e narradora da história.

Volpato, responsável pela direção, tem uma trajetória consolidada na produção de filmes e programas de TV sobre o interior paulista desde 1974.

Formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), atuou em diversas produções voltadas à cultura caipira e à realidade interiorana.

A exibição faz parte do projeto “Núcleo de Distribuição Cinema do Interior”, iniciativa que busca fortalecer o circuito cinematográfico regional e ampliar a visibilidade de produções voltadas à cultura do interior de São Paulo.

Ao relatar a importância do filme, Volpato revela: “Sou nascido e criado no interior, e essas opções são centrais na minha carreira. Realizei muitos filmes e reportagens sobre a realidade interiorana”.

Entre os trabalhos anteriores de Volpato, destacam-se os longas: “Abrasasas”, “A Moda é Viola”, “Jahu: A Saga do Comandante João Ribeiro de Barros” e “Os Favoritos da Catira”.

Também trabalhou em emissoras de televisão, dirigindo programas como “Viola, Minha Viola”, da TV Cultura, além de participações no “Globo Repórter”, “Domingo Gente” e “Jornal Hoje”.

O projeto Núcleo de Distribuição Cinema do Interior, coordenado pelo produtor Lucas Pelegrino, tem como objetivo ampliar a exibição de filmes realizados no interior paulista, não apenas em salas de cinema tradicionais, mas também em espaços alternativos.

A iniciativa conta com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do governo do estado de São Paulo.

Além de “Estranhas Cotoveladas”, fazem parte do circuito os filmes “As Quatro Estações da Juventude”, “Ivan” e “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca”.

As datas e locais das sessões serão divulgados em breve. Interessados podem acompanhar as informações nas redes sociais e canais oficiais do projeto ao pesquisar “Estranhas Cotoveladas”.

O filme conta com a presença de personagens indígenas, como o do ator Márcio José Marques (foto: Lucas Pelegrino)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui