Festival de Minibasquete reúne três equipes, tem seis jogos e 327 pontos

241





Atletas entre 8 e 12 anos disputaram, em Tatuí, a 1a edição do “Festival de Minibasquete”. O município recebeu o evento na Associação Atlética XI de Agosto no dia 21 de junho. A competição reuniu três equipes e contabilizou 327 pontos.

Além do time da casa (XI de Agosto), disputaram os jogos o RBS de Sorocaba e o Sport Club Corinthians Paulista. As equipes competiram em seis partidas.

Realizado pela LDP (Liga Desportiva Paulista), o festival seguiu regras peculiares. De acordo com a organização, as principais delas foram utilização de bola de tamanho e peso menores que a oficial e a altura da tabela (mais baixa que as das quadras que recebem partidas com equipes adultas).

O evento trouxe para Tatuí atletas, pais dos competidores e o público que somaram espectadores da “Capital da Música”, de Sorocaba e de São Paulo. A competição contou, ainda, com presença do elenco profissional da equipe da LSB (Liga Sorocabana de Basquete). Os atletas posaram para fotos, distribuíram autógrafos para os participantes e o público e “deram colorido à festa”.

De acordo com a organização, aproximadamente, 400 pessoas compareceram ao ginásio agostino. Destas, 300 tiveram refeições servidas, sendo 90 atletas que receberam alimentação cedida gratuitamente pelo XI de Agosto.

Somando-se ao clube tatuiano e a entidade sorocabana, o evento aconteceu com colaboração da AABT (Associação dos Amigos do Basquete de Tatuí) e Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.

As partidas foram acompanhadas pelo responsável pela pasta, Miguel Lopes Cardoso Junior. Segundo a AABT, o secretário afirmou que estava “muito contente” com o evento. Para Junior, o festival teve um significado especial. Um dos filhos do secretário municipal também participou das disputas.

Rinaldo Rodrigues, técnico da LSB, também elogiou a realização do evento. Em nota divulgada pela AABT, o dirigente afirmou que o festival é uma mostra do que representa a modalidade esportiva.

“O basquete é isso. É união”, iniciou. “Quanto mais juntos estivermos na região mais a modalidade se fortalece”, completou.

Considerado um sucesso no município, o desafio de minibasquete deve ser repetido em outras regiões. Em setembro, a técnica do Corinthians, Rosana Lucas, deve levar a iniciativa para São Paulo. “Gostamos muito do que vimos aqui, em Tatuí, e contamos com a presença dos atletas lá”, declarou à AABT.

O evento também recebeu elogios do técnico do time sorocabano. Renato Augusto de Moraes afirmou para a associação tatuiana que o evento deve ser repetido. Moraes destacou, ainda, a qualidade da comida servida aos competidores.

As equipes tatuianas venceram uma das três partidas as quais disputaram. No primeiro desafio, contra o RBS de Sorocaba, os meninos do combinado formado pelo XI de Agosto, AABT e Prefeitura venceram por 26 pontos a 7; no segundo, perderam para o LSB por 42 pontos a 27; e, no terceiro, registraram derrota frente ao Sport Clube Corinthians Paulista, por 42 pontos a 16.

Os outros três jogos tiveram vitórias da LSB sobre o Corinthians, por 28 a 27; da equipe paulista sobre o RBS de Sorocaba, por 45 pontos a 21; e da LSB contra o RBS – ambas representantes de Sorocaba – pelo placar de 34 pontos a 12.

Integrante da AABT, Hamilton Silva, agradeceu o envolvimento das entidades e equipes envolvidas. Em nota, ele destacou o papel de “cada técnico, cada atleta, cada pai e cada pessoa” que cooperou para a realização do evento.