Da reportagem
A realização da nona Feira do Doce de Tatuí está confirmada. O evento foi anunciado pelo secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko), durante a reunião do Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Tatuí) na terça-feira, 7.
Incluído no Calendário Turístico Oficial do estado de São Paulo em 2015, o evento, em 2022, contabilizou 175,8 mil “passantes” pelos estandes de vendas de doces instalados na Praça da Matriz.
De acordo com Buko, mais uma vez, a programação conta com quatro dias. A festa está prevista para os dias 6 a 9 de julho, incluindo o feriado estadual, em celebração à Revolução Constitucionalista de 1932 – comemorada no dia 9 de julho.
“Vamos continuar com a mesma formatação da festa do ano passado. O evento é um ‘case’ de sucesso, então, queremos manter a qualidade. Ainda não fizemos nenhuma reunião sobre o layout dela, mas vamos tentar continuar com pelo menos 60 estandes”, declarou o secretário.
Conforme ele, a intenção em 2023 é aumentar o volume de vendas e fazer desta feira “a melhor de todos os tempos”, aproveitando o movimento do feriado, assim como já ocorrido nas edições anteriores.
No ano passado, a Feira do Doce movimentou R$ 1,5 milhão entre os dias 7 e 10 de julho. O resultado, apontado em levantamento feito pelos doceiros participantes, representou aumento de 78,57% no total das vendas em comparação à sétima edição, em 2019, quando contabilizou-se cerca de R$ 840 mil.
Os expositores somaram a venda de mais de 340 mil unidades de doces em 60 estandes, somando produtores e uma barraca do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí).
Eles disponibilizaram mais de 250 tipos de doces, divididos em alas temáticas: finos, tradicionais e artesanais, de festa e sobremesas, churros, crepes e pastéis; produtos de milho, bolos e tortas, chocolates, bebidas e brigadeiros “gourmet”.
Para este ano, o secretário ainda antecipou haver novidades. Uma das principais será a presença do maestro João Carlos Martins na abertura. O músico regerá a Orquestra Sinfônica de Tatuí.
Durante a reunião do Comtur, o secretário também confirmou a realização de outras duas festas tradicionais: a de São Jorge, para o dia 23 de abril, e a Festa Junina de São João do Bemfica, com as escolas municipais, nos dias 16, 17 e 18 de junho.
Para a Festa de São Jorge, os preparativos já começaram. O evento cultural e turístico foi definido entre a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer e a Comissão de Cavaleiros de São Jorge.
Conforme Buko, a festa está crescendo a cada nova edição. A expectativa é de que, neste ano, mais de 400 devotos acompanhem a procissão. Além disso, mais de 2.000 pessoas são esperadas para a parte recreativa.
A concentração dos cavaleiros está prevista para as 10h, na avenida Cônego João Clímaco. Os festeiros devotos, levando espadas e bandeiras em alusão ao santo, têm como ponto de chegada o recinto de festas do Lar Donato Flores.
“Para controlar melhor o evento neste ano e evitar maus-tratos aos animais, trabalharemos em conjunto com a Secretaria de Bem-Estar Animal e vamos trazer uma novidade para este evento, que é o cadastro dos participantes e dos respectivos animais”, adiantou o secretário.
Já para a festa do “Bemfica” – que voltou ao calendário cultural oficial do município no ano passado –, a novidade deste ano é a realização na Concha Acústica “Spartacco Rossi”, na praça Antônio Prado.
“No ano passado, o evento foi realizado na Praça da Matriz, mas vimos que o local não comporta mais a festa. A Matriz ficou pequena para o tamanho do evento, então, vamos inovar neste ano”, disse Buko.
A Concha Acústica receberá diversas barracas com comidas típicas, quadrilhas juninas, leilão, brincadeiras e atrações musicais, além do concurso de miss e mister caipirinha estudantil, realizado pela rede municipal de educação.