Arquivo O Progresso
Organização disponibilizará consoles, computadores e arcades para disputas de games neste sábado
Duas palestras e uma “batalha” marcam a quarta edição do Fatec Games, evento promovido pela Faculdade de Tecnologia “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”. As atividades serão iniciadas no período da manhã deste sábado, 23, e se estenderão até o início da noite e incluem disputas de games.
A entrada ao evento é um quilo de alimento não perecível. A doação dá direito à participação nas disputas de games. Para as palestras e a disputa da “batalha campal” é preciso entregar mais um quilo de alimento (com exceção de sal).
Conforme o professor e coordenador do curso de produção fonográfica, Luis Antonio Galhego Fernandes, a programação tem início às 11h e termina às 19h. Como nos anos anteriores, o Fatec Games disponibilizará jogos de videogame e de computador para o público que comparecer à sede da faculdade.
Os participantes poderão duelar em games de diversos gêneros, como luta, corrida e futebol. A organização oferecerá jogos em consoles da atualidade e clássicos, como o Nintendo, e em arcade (as antigas máquinas de fliperama).
“Basicamente, as atividades são as mesmas das edições anteriores”, explicou o professor. O evento é desenvolvido pelos alunos da própria Fatec. Neste ano, a organização manteve a “batalha campal”, uma espécie de disputa com bastões de material macio (semelhante ao usado em “macarrões” de piscina).
“Essa disputa já aconteceu no ano passado, foi um sucesso e será reeditada”, disse o professor. Fernandes informou, ainda, que uma novidade está sendo preparada. Trata-se do concurso de Cosplay (uma abreviação de “costume play”, ou roupa de personagens na tradução literal).
Os participantes vestirão roupas de personagens dos games, sendo eleitos por um júri. No decorrer do concurso, haverá shows com música, e, ao longo do dia, duas palestras. A primeira abordará a construção da “engine” (programa de computador ou conjunto de bibliotecas para desenvolvimento) de jogos.
A segunda terá como assunto a aplicação de áudio para games. O assunto ficará por conta de um dos professores da faculdade que está concluindo doutorado na área.
Fernandes explicou que não é preciso fazer inscrição antecipada para acompanhar os assuntos. A exigência dos alimentos é para a entrada no evento e para competidores interessados em participar da batalha campal e de campeonatos.
Além da batalha campal, a organização prevê três competições com prêmios, sendo elas: “League of Legends”, Fifa 2015 e o concurso de Cosplay. Como atrações constam RPG (jogo de interpretação de papéis), disputa de Magic (por cards, ou cartões) e Yu-Gi-Oh (game disputado online).
A primeira fase do campeonato de RPG será disputado na loja Okami, sediada na Rodoviária Municipal “Pedro de Campos Camargo”, com inscrição no mesmo local. As finais acontecerão na Fatec, durante o evento de games.
Conforme Fernandes, a previsão é de que as palestras tenham início às 13h. Cada uma terá por volta de uma hora de duração, estendido para o tempo de perguntas.
As orientações são abertas a qualquer interessado. Conforme o coordenador, mesmo que a pessoa não tenha conhecimento a respeito do assunto pode participar.
“Elas abrangerão temas que ajudarão desde as pessoas que gostariam de trabalhar com jogos, mas não têm ideia de como isso funciona, até quem quer fazer uma faculdade e está no 2º ou no 3º anos do ensino médio”, afirmou.
Às vésperas da quarta edição, o professor afirmou que a faculdade tem balanço positivo a respeito do evento. Conforme Fernandes, o ponto mais importante do evento é que ele mostra que o estudo também pode ser lúdico.
“Ele também pode ser interessante, não, necessariamente, uma coisa sisuda, muito séria. A pessoa pode se divertir numa profissão. Essa é uma das mensagens que passamos para quem quer trabalhar com jogos e música”, avaliou.
Outro aspecto do evento é a promoção da instituição. Fernandes afirmou que a entidade aproveita as competições para atrair a atenção da sociedade e se aproximar mais de seu público. “Não deixa de ser uma confraternização, mas que serve para que as pessoas conheçam a faculdade”, falou.
Ao receber o público, o coordenador afirmou que a Fatec tem oportunidade de prestar esclarecimentos para a população. “Muitas pessoas ainda não conhecem o nosso trabalho. Acham que o ensino aqui é técnico. Mas não é, ele é superior e gratuito. Esse é, sem dúvida, um dos pontos positivos”, declarou.
No decorrer do evento, o público poderá fazer uso da praça de alimentação da faculdade. Os alimentos são comercializados por empresa que administra a cantina. Em geral, Fernandes disse que são vendidos salgados e refrigerantes.
O Fatec Games ainda não consta como evento fixo pelo Ceeteps (Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza”). Contudo, a iniciativa já é considerada tradicional pela direção da unidade tatuiana, uma vez que tem público fixo.
“Nós já estamos planejando melhorias e novidades para o ano que vem”, antecipou o professor. A intenção é que elas agreguem cada vez mais pessoas. Neste ano, a organização quer aumentar o público que, em 2014, girou em torno de 400 pessoas. “Ele vem numa crescente”, encerrou o professor.