A Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara (Faesb), de Tatuí, realizou, no dia 19, a entrega de prêmios a três alunos cujos trabalhos de “Iniciação Científica” destacaram-se em 2017.
O programa de Iniciação Científica faz parte do Núcleo de Iniciação Científica, Extensão e Apoio (Nicea), com dez bolsas oferecidas anualmente pela faculdade.
Os alunos que apresentam projetos passam por uma seleção e os aprovados executam o trabalho proposto durante os 12 meses seguintes.
O programa existe na Faesb desde 2014. Inicialmente, eram ofertadas cinco bolsas por ano, número ampliado para dez, recentemente.
“Essa iniciativa está sendo tão valorizada, junto aos alunos, que até mesmo os não selecionados levam seus projetos adiante”, comentou a diretora acadêmica Carla Barreto.
Os trabalhos finalizados são apresentados à comunidade acadêmica durante a Semana da Agronomia. “Neste ano de 2017, decidimos selecionar os melhores trabalhos e reconhecer esses alunos por meio do prêmio”, afirmou o professor Dalton Dorighello.
Além da Semana de Agronomia, alguns trabalhos de 2017 foram apresentados como TCC (trabalho de conclusão de curso).
De acordo com Dorighello, o objetivo é fazer o aluno gerar conhecimento, principalmente no curso de engenharia agronômica, cujos alunos são os que mais aderem ao programa.
“A agronomia é uma área muito extensionista, e o aluno fica muito no campo, dando assistência ao produtor. Com a Iniciação Científica, queremos valorizar a produção de conhecimento”.
Além da diretora acadêmica Carla e do professor Dorighello, participaram da premiação os professores Tiago Fonseca Mezette e Cristiane Caldana.
Foram três alunos premiados. Noelle Winher Freitas, estudante do 6º semestre, ficou em primeiro lugar, com o trabalho “Regeneração de uma população de araucária angustifolia em ambiente natural”.
Em segundo, foi premiado Guilherme de Medeiros, do 10º semestre, com o trabalho “Eficácia e seletividade de herbicidas em aplicação pré-emergente em cana-de-açúcar”.
Finalmente, em terceiro, também do 10o semestre, ficou Havair Zacarchenco Guardini, com trabalho: “Estudo de dois tipos de substratos para plantio de orquídeas”.