A prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, inscreveu artistas e grupos que apresentaram interesse em representar Tatuí no maior e mais importante festival de cultura tradicional da cidade de São Paulo.
Começa nesta quarta-feira, 13, e vai até domingo, 17, no Parque da Água Branca, o Revelando SP, realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e produzido pela organização social Amigos da Arte, que mantém contrato de gestão com a pasta.
O evento chega ao 22º ano consecutivo e reúne mais de 350 atrações, envolvendo música, dança, artesanato, gastronomia e expressões culturais populares de mais de 120 cidades paulistas. “É uma imersão nos sons, nas cores, nos sabores, nas artes e no jeito de ser dos brasileiros de São Paulo”, afirma a organização.
A programação artística inclui mais de cem apresentações de grupos tradicionais, de batuque, folias, jongo, congo, comunidades indígenas, irmandades religiosas, folclore, dança, viola e fandango.
Tatuí será representada com os grupos Tropeirinhos do Rancho e Seresteiros com Ternura. As apresentações acontecem nesta quarta-feira, 13, após as 18h.
Entre as atrações, estão a “Folia de Reis Estrela da Guia”, de Guararapes; a “Congada Preto e Branco”, de Nazaré Paulista; e o “Fandango de Tamancos”, de Itaoca, além de shows de Rolando Boldrin (dia 13), Três é Bom (14), Demônios da Garoa (15), Matuto Moderno e Moda de Rock (16) e Renato Teixeira (17).
Na Estação Gastronomia e no Rancho dos Sabores, estarão estandes das cidades participantes, selecionadas por meio de chamadas públicas, que vão oferecer degustação e venda de produtos caseiros, como geleias, pães, compotas e vinhos.
Além disso, as estações oferecerão pratos tradicionais da culinária paulista, como: o feijão tropeiro, de Bom Jesus dos Perdões e Monteiro Lobato; a galinhada de São Longuinho, de Guararema; a polenta recheada com linguiça, de Bragança Paulista; e o bolinho de mandioca com recheio de camarão e carne seca, de Ubatuba.
Na Estação Artesanato, dezenas de artesãos de todas as regiões de São Paulo estarão apresentando e vendendo criações, como peças de arte, itens de decoração, acessórios, brinquedos e jogos, “levando o público a uma viagem pelos cenários e histórias do interior e do litoral paulista”.
Entre os trabalhos apresentados, estão: os pássaros em madeira, de Areias; arte em ferro, de Carapicuíba; terços de capiá, de Jacareí; e bonecos de tecido de Frei Galvão, de Guaratinguetá.
No Armazém, o público encontra esculturas, produtos em barro e argila, quadros e móveis. Entre eles: os barcos, canoas e remos decorativos, de Caraguatatuba; artesanato quilombola, de Eldorado; e esculturas em cerâmica de argila e terracota, de Embu das Artes.
No Espaço Aldeia, bijuterias, chocalhos, chaveiros, canetas, ervas medicinais e uma variedade de artesanatos indígenas são expostos e comercializados.
Peruíbe leva bolsas de palha e de fibra de coroá; Osasco apresenta bijuterias com sementes e penas; e Itaporanga expõe os “filtros dos sonhos”, entre outros.
As cidades e atrações foram selecionadas por meio de chamadas públicas realizadas no âmbito do programa “Juntos pela Cultura”, pelo governo de São Paulo, que visa a “ampliar o acesso à arte e à cultura e a geração de renda, emprego e desenvolvimento nos municípios do estado e estabelecer parcerias com os municípios”.
“Além de fortalecer e valorizar a cultura tradicional de São Paulo, o Revelando SP tem um alto potencial de geração de renda e de visibilidade para os artistas participantes”, declara Sérgio Sá Leitão, secretário da Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
“Em cinco dias, o público poderá conhecer e vivenciar a arte rica, diversa e de qualidade que é produzida em todos os cantos de São Paulo”, acrescentou o secretário, por meio de nota à imprensa.