Continua em cartaz até este domingo, 23, a Exposição “Figurino – Indumentária – Costume – Vestimenta”. A mostra pode ser visitada no MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”) e tem curadoria do figurinista Carlos Alberto Agostinho.
A iniciativa é realizada pela coordenadoria do espaço de cultura e Prefeitura com a colaboração da Cia. de Teatro e do setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí.
A abertura da exposição aconteceu em 29 de junho e teve a presença de representantes da área teatral e de personalidades de renome na área da cultura. No total, 150 visitantes compareceram ao “ato inaugural”, conforme a Prefeitura.
O evento contou com apresentações musicais e de cenas de espetáculos, a cargo de integrantes da Cia. de Teatro do Conservatório. O coordenador do grupo e diretor cultural da Prefeitura, Rogério Vianna, destacou a existência do núcleo de figurino do Conservatório e a importância do trabalho de Agostinho.
Em pronunciamento na abertura, o curador agradeceu aos envolvidos na iniciativa e, principalmente, aos artistas que se apresentaram na data da inauguração.
A mostra apresenta diversos figurinos produzidos pelo núcleo de figurinos desde sua criação, em 1995. Também narra a história do que é o figurino e apresenta informações sobre como realizar uma pesquisa para a produção cênica.
Quem visita a exposição tem a possibilidade, ainda, de conhecer a história de formatação do setor de artes cênicas do Conservatório e do grupo de teatro Sófocles até se tornar Cia de Teatro. Os objetos em mostra apresentam ainda resumo da criação do núcleo de figurinos e do teatro tatuiano.
É possível conhecer, também, os registros de indumentárias da pré-história até os dias atuais. “Fotos e croquis mostram como é executada essa produção. É uma grande festa, na qual homenageamos o atual figurinista do Conservatório”, disse Vianna.
Ainda segundo o diretor, a exposição presta uma homenagem a personalidades “que formaram o setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí”. Entre elas, o precursor Moises Miastkwosky, Antônio Mendes e Carlos Ribeiro.
Os figurinos podem ser vistos pelo público no horário das 9h às 17h. O museu está situado na praça Manoel Guedes, 98, no centro. A entrada é gratuita.