Exposição com “releituras” criativas de alunos celebra 199 anos de Tatuí

Mostra no MIS integra programação oficial da 83ª Semana Paulo Setúbal

Mostra objetiva valorizar patrimônio cultural da cidade (Foto: AC Prefeitura)
Da redação

Junto às comemorações pelos 199 anos do município, entre os dias 1º e 31 de agosto, acontece a exposição “Paulo Setúbal por Olhos Jovens”, que integrando a programação oficial da 83ª Semana Paulo Setúbal, realização da prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.

A mostra, com visitação gratuita, fica aberta de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, no Complexo Cultural de Memória, espaço que compreende o Museu da Imagem e do Som – MIS Tatuí “Jornalista Renato Ferreira de Camargo” e o Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes”.

Fruto de parceria entre o Museu Histórico “Paulo Setúbal” e a Emef “Eunice Pereira de Camargo”, a exposição apresenta “uma leitura sensível e criativa da obra do escritor tatuiano Paulo Setúbal, por meio do olhar artístico de jovens estudantes”, acentua a assessoria de comunicação do Executivo.

Com releituras de capas de livros feitas em desenhos sobre papel colado em madeira, “os alunos constroem uma ponte simbólica entre o passado e o presente, reforçando a literatura como um elo vivo da identidade cultural de Tatuí”, segue a assessoria.

As obras que compõem a mostra passarão a integrar o acervo do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, “reafirmando o compromisso da instituição com a educação patrimonial, a preservação da memória local e o protagonismo juvenil”, ainda segundo divulgado.

De acordo com o secretário-adjunto da Cultura, Rogério Vianna, “ações como esta são fundamentais para manter viva a história de Paulo Setúbal e, ao mesmo tempo, incentivar novas gerações a explorarem seu potencial criativo”.

“Queremos que Paulo Setúbal continue inspirando os jovens de nossa cidade a reconhecerem em si mesmos o potencial criativo e a conexão com a história de Tatuí”, afirma.

“A exposição é um convite para que a população visite, se encante e descubra novas formas de olhar para a tradição cultural tatuiana – agora sob a perspectiva das gerações que constroem o futuro da cidade”, comenta a assessoria.

O Complexo Cultural de Memória, que compreende o Museu da Imagem e do Som – MIS Tatuí “Jornalista Renato Ferreira de Camargo” e o Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes”, está situado na avenida Domingos Bassi, esquina com a avenida João Batista Correia Campos (marginal do Manduca). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969 ou pelo e-mail museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui