Evento destaca o papel do Rotary e marca trabalho de Simeão Sobral





Prestes a completar cem anos, Simeão José Sobral não para de quebrar recordes. Na noite do dia 24 de junho, o advogado aposentado somou mais um trabalho para a coleção que inclui importantes conquistas para o município.

A data marcou a posse dele como presidente do Rotary Clube de Tatuí. O evento de oficialização do nome do sócio-fundador mais antigo da instituição no comando dela aconteceu no Via Blanc Hall, com presença de membros e autoridades.

Esta é a terceira vez que “Simeão”, como é conhecido, responde pelo clube de serviços. O advogado, que completa um século de vida no dia 29 de novembro, preside o Rotary Club de Tatuí no biênio 2016-2017, substituindo Oscar Sallum Filho, o qual respondeu pela instituição de 2015 a 2016.

“É uma grande homenagem que o Rotary quis propor a ele (Simeão). Para mim, é uma honra estar transmitindo o cargo. Isso é muito importante porque está marcando o meu ano rotário. Poder passar a presidência para um homem com cem anos, lúcido e vendendo saúde, é maravilhoso”, disse Sallum Filho.

O ex-presidente ressaltou que o Rotary é uma entidade focada em “servir à comunidade”. A meta de trabalho é pela “paz mundial, entendimento, companheirismo e família”.

A O Progresso, Sallum Filho destacou que, em Tatuí, uma das principais peças da engrenagem que move o clube de serviços é o atual presidente (Simeão Sobral).

O advogado é considerado o grande baluarte da instituição. Além de fundador, Simeão Sobral teve participação em diversos movimentos que resultaram em melhorias no município.

“Ele montou um conselho diretor à altura, para comandar junto com ele, que será uma peça muito importante no nosso elenco. O Rotary precisa disso”, enfatizou.

Desde a fundação, em 28 de agosto de 1947, o clube de serviços carrega contribuições como o início da vacinação antirrábica. “Fomos os pioneiros no município. Trabalhamos na vacinação ‘Pólio Plus’ (para erradicação da poliomielite) e na construção de salas e refeitórios para entidades”, lembrou.

Para o ex-presidente, Simeão Sobral fará uma grande gestão. Sallum Filho integrou a mesa da solenidade de posse composta, ainda, pelo novo presidente e por ex-governadores de distrito do clube de serviços.

Entre eles, Seiko Goya, Olavo Nogueira, Maria José Duarte Goya, José Carlos Miguel, Wellington Noboru Hoshino, Cesar Martini e Benedito Celso Oliveira Moreira. O evento contou, ainda, com o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, e a primeira-dama Ana Paula Cury Fiuza Coelho.

Participaram, ainda, Rubens Leite de Paula, presidente do Rotary Club Tatuí Cidade Ternura; Aparecida Maria Millen de Miranda, presidente do Lions Clube; Eleodoro Alves de Camargo Filho, presidente da 26ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil; e Olegário Antunes, presidente do Clube dos 13.

“É um momento raro, porque quem consegue chegar nessa idade pela graça divina tem que estar abençoado”, declarou o presidente empossado à reportagem.

Em 68 anos de serviço, Simeão Sobral disse que testemunhou muitas conquistas trazidas para Tatuí por meio de membros. Conforme o presidente de honra, uma das primeiras ações foi a contribuição para a construção do muro de uma das escolas estaduais. “Era em praça aberta”, relatou.

Em 1975, o Rotary distribuiu 1.500 presentes para as crianças da chamada Caixa Escolar. Trata-se de uma organização de ensino criada para garantir a frequência das crianças pobres. Por vários anos, ainda, patrocinou campanhas de vacinação.

A partir do clube de serviços, Simeão Sobral ressaltou que houve a fundação da atual Etec (Escola Técnica) “Dr. Gualter Nunes”, um braço da Femague (Fundação Educacional “Manoel Guedes”). Também por conta de rotarianos, criou-se outra instituição: a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais).

“Pretendo dar continuidade aos trabalhos, manter bolsa de estudos de enfermagem, continuar com a promoção das cadeiras de rodas (campanha interna) e outros programas que estão em andamento”, comentou.

Mesmo com o peso da obrigação, Simeão Sobral declarou que não consegue enxergar a vida sem o clube de serviços. Ele fez carreira como advogado e “viu a vida mudar por várias vezes”. A mais recente mudança aconteceu quando ele reencontrou Elizabete Amadei.

“Eu e o Simeão temos uma cumplicidade há 15 anos. É o segundo casamento de cada um. Então, nós nos unimos para sermos o melhor companheiro um do outro. E essa cumplicidade vai crescendo cada vez mais”, disse ela.

Na noite de posse, Elizabete também assumiu a presidência da Casa da Amizade, composta por esposas de rotarianos. Essa entidade tem como missão ações beneméritas e filantrópicas.

Elizabete conheceu Simeão na infância (morava na mesma rua que ele), mas foi em outra fase da vida que se uniu ao sócio-fundador do Rotary Club. A história do casal começou em uma festa, e passa por uma nova fase em 2016.