“Eugênio Santos” se destaca na região em nota do Ideb

Indicador avalia qualidade da educação das escolas públicas

Escola destacou-se superando a média nacional (Foto: Altair V Camargo)
Da reportagem

Recentemente, foram divulgados os dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Eugênio Santos”, de Tatuí, destacou-se regionalmente, superando a média nacional, com a nota chegando a 7,2.

No mesmo nível de ensino, referente aos anos iniciais do fundamental, a média nacional chegou a 6. O indicador foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2007, e tem o objetivo de medir a qualidade da educação das escolas públicas brasileiras.

O Ideb é calculado para três níveis: anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio.

A avaliação combina dois fatores principais: o desempenho dos alunos em avaliações padronizados, como a Prova Brasil e o Saeb, e a taxa de aprovação escolar, que considera o fluxo escolar, ou seja, a quantidade de alunos aprovados e que conseguem concluir o ciclo escolar no tempo previsto, sem repetências e abandonos.

Ele é utilizado como uma ferramenta para guiar políticas públicas educacionais, estabelecendo metas que cada escola, município e estado devem alcançar.

Segundo Andreia Soares, diretora da escola, “o aumento do Ideb é um reflexo do esforço conjunto de toda a comunidade escolar. Observamos, nos últimos anos, uma melhora significativa no desempenho dos alunos e na taxa de aprovação, o que contribuiu diretamente para esse avanço”.

Andreia também comentou sobre a satisfação com o avanço: “É motivo de celebração, mas também nos impulsiona a continuar investindo em estratégias para garantir que essa melhoria seja constante e sustentável nos próximos anos. A parceria entre direção, professores, alunos e comunidade continua sendo o alicerce desse sucesso”.

Sobre as ações tomadas que refletiram no aumento na nota, a diretora contou que faz parte da melhoria a capacitação contínua dos professores, com a equipe docente participando de formações pedagógicas focadas em novas metodologias de ensino.

“O que resultou em aulas mais dinâmicas e eficazes. Isso teve um impacto direto no aprendizado dos alunos, especialmente em língua portuguesa e matemática, as quais são áreas chaves na avaliação do Ideb”, completou.

Também faz parte das ações o reforço escolar e o monitoramento individual. “Implantamos um sistema de acompanhamento mais próximo dos alunos, especialmente daqueles que apresentavam dificuldades. As aulas de reforço foram essenciais para que esses estudantes pudessem recuperar conteúdos e acompanhar o ritmo da turma”, destacou Andreia.

O incentivo à participação da família também fez parte das estratégias adotadas, com reuniões periódicas para que eles pudessem acompanhar o progresso dos filhos e colaborar com a escola em busca de melhores resultados. “O envolvimento dos pais e responsáveis na rotina escolar foi um fator determinante”, enfatizou.

Ainda a respeito do resultado, Andreia destacou o “ambiente escolar mais acolhedor”. “Buscamos melhorar o clima escolar, criando um ambiente onde os alunos se sintam valorizados e motivados a aprenderem”, concluiu.

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