Etec ‘Salles Gomes’ realiza ‘Portas Abertas’ para atrair adolescentes





Kaio Monteiro

Estudantes assistem a apresentação durante cerimônia de abertura do ‘Etec Portas Abertas’

 

A segunda edição da “Etec de Portas Abertas” será realizada até a quinta-feira, 10, na Escola Técnica “Salles Gomes”. O evento promovido pela instituição de ensino recebe visitantes para as demonstrações dos trabalhos feitos pelos alunos dos cursos técnicos e do ensino médio.

A diretora da escola, Beatriz Soares Amaro, estima que o público alcance pelo menos 1.500 pessoas por dia. De acordo com ela, a ideia inicial do projeto é mostrar as 12 áreas educacionais da escola para a comunidade.

Segundo Beatriz, o evento também pretende atingir os adolescentes do último ano do ensino fundamental e interessados que buscam mais informações sobre os cursos técnicos. “Eles veem o que estamos produzindo”, disse ela.

A diretora contou que o evento deste ano receberá alunos da rede das cidades vizinhas de Tatuí. Além disso, Beatriz diz que enviou convites para autoridades e representantes das empresas instaladas na cidade.

O vice-prefeito e secretário do Governo, Segurança Pública e Transportes, Vicente Aparecido Menezes, esteve no “Etec de Portas Abertas” na terça-feira, 8, e afirmou que o evento é fundamental para a escola.

“Mostra para a comunidade a qualidade de ensino que o ‘Salles Gomes’ oferece aos alunos. Foge da rotina das aulas. Seria importante que as outras escolas seguissem esse exemplo”, afirmou Menezes.

As atividades desenvolvidas nos três dias do “Etec de Portas Abertas”, pelos alunos do ensino médio, contemplam as áreas de química e biologia, as quais fazem parte da feira de ciências.

Os conhecimentos adquiridos na disciplina de história são aplicados no museu, com a exposição de objetos antigos e fotos relativas aos 80 anos – completados em 2014 – da escola “Salles Gomes”.

O museu foi uma iniciativa do professor Fernando de Jesus da Costa, que trabalhou a proposta com os alunos do ensino médio. Ele vasculhou o arquivo da escola e achou fotos que “contam a história de Tatuí”.

“Também encontramos registros de importantes fatos nacionais, como a ditadura militar. Isso fez com que os alunos aprendessem que os documentos são fontes históricas”, destacou.

Costa ressaltou que o museu também apresenta a evolução da tecnologia, com destaque às antigas balanças de precisão, máquinas de escrever e discos de vinil. “Não são peças muito antigas, mas a geração do final do século 20 desconhece esses itens”.

Um dos destaques da exposição é o tijolo utilizado na construção do prédio que abriga a escola, com seis quilos. O museu também oferece a visualização de um globo terrestre que tem demarcado o território da extinta União Soviética.

As atividades da “Etec de Portas Abertas” também contemplam apresentações de teatro de fantoche, exposição de um caminhão da empresa Shacman e uma pista de kart instalada na quadra esportiva da escola.

Os alunos do curso de edificação apresentam projetos gráficos e peças utilizadas na construção civil, enquanto o laboratório de bioquímica recebe experimentos que devem ser apresentados pelos discentes.

A evento promove em todos os dias cursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para interessados em aprenderem técnicas básicas para conversação com deficientes auditivos.

A diretora Beatriz explica que ainda são realizadas atividades dos cursos de mecatrônica e mecânica, com a demonstração do funcionamento de um torno CNC. Os estudantes de mecânica automotiva expõem um sistema de manufatura flexível (robôs utilizados para construção de veículos).

Jianni Cristine Vieira Prestes, 21, e Stephanie Serra Moreira, 17, são alunas de administração. Elas estavam vestidas com trajes típicos japoneses para explicar aos visitantes as técnicas aplicadas pelos orientais nas multinacionais.

Segundo Jianni, o evento oferece a oportunidade de interagir com os estudantes dos outros cursos oferecidos pela instituição. “Com o pessoal de física, por exemplo, pensamos que eles só fazem cálculos, mas aqui vemos que realizam experiências muito legais”, afirmou.

Stephanie disse que a “Etec de Portas Abertas” é uma maneira de mostrar o conteúdo oferecido durante as aulas e que “pode despertar o interesse nas pessoas”. “Às vezes, acham nosso curso chato, mas, quando fazemos a apresentação, a pessoa pode se interessar e seguir carreira profissional na área”, comentou.

A horta comunitária, elaborada pelos alunos do curso de meio ambiente, é exposta nos corredores. Os discentes de nutrição, por sua vez, aconselham os visitantes sobre “alimentação saudável”, além de medirem o IMC (índice de massa corpórea).

Ana Maria Rodrigues, 46, foi uma das primeiras visitantes a entrar na “Etec de Portas Abertas” na terça-feira. Ela estava na área destinada aos alunos do curso técnico de meio ambiente e se interessou pelo trabalho de sustentabilidade.

“A criatividade deles é excelente, pois conscientizam sobre a importância da reciclagem e da natureza. Eu adorei esse evento”, disse Ana Maria.

A “Etec de Portas Abertas” acontece até a quinta-feira, nos períodos escolares da manhã, tarde e noite. O “Salles Gomes” está localizado à praça Adelaide Guedes, 1, centro.

Vestibulinho

A instituição está com inscrições abertas para o vestibulinho até o dia 24. A novidade deste ano, explicou a diretora, é a criação de dois cursos técnicos (informática e administração) integrados ao ensino médio, com 40 vagas.

Sandra de Camargo Barros, coordenadora do vestibulinho, disse que haverá também a abertura do curso técnico de administração à distância, realizado com aulas virtuais.

Além desses, os cursos oferecidos pela escola são: ensino médio, administração, mecatrônica, mecânica, nutrição e dietética, química, segurança do trabalho, edificações e segurança do trabalho.

As inscrições são realizadas por meio do site www.vestibulinhoetec.com.br. Mais informações estão disponíveis pelo telefone 0800 772 2829.