Da redação
Neste sábado, 14, entre 9h e 12h30, acontece a oficina participativa “Memórias da Fábrica São Martinho”, na Etec “Sales Gomes” de Tatuí. O evento tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisa desenvolvida pelas equipes de geografia da USP e Unicamp sobre as referências culturais ligadas ao universo fabril da antiga fábrica São Martinho.
A pesquisa também analisou o cotidiano dos trabalhadores da indústria, “importante marco na história da cidade”, acentuam os organizadores da iniciativa.
Durante a oficina, o público tem a oportunidade de “participar da construção coletiva de um mapa das memórias da fábrica”, colaborando com histórias e impressões pessoais.
Também serão debatidos caminhos possíveis para a preservação deste patrimônio cultural, “essencial para a história da cidade e do estado de São Paulo”.
A atividade faz parte do projeto de “Pesquisa Inventário Participativo”, que ‘utiliza métodos participativos como ferramenta para a identificação e a gestão do patrimônio cultural”.
O projeto é financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), por meio do programa “Pró-Humanidades”, com coordenação das universidades USP e Unicamp. A oficina é aberta ao público e visa “envolver a comunidade local em discussões sobre a história e a preservação da memória coletiva”.
A Etec “Sales Gomes” está localizada na praça Adelaide Guedes, 1, centro.