Estudante de tuba do Conservatório realiza o recital de formatura no domingo

3310
Formando faz apresentação com outros músicos no domingo, às 19h (crédito: Arquivo pessoal)

O aluno Ricardo Francisco, do curso de aperfeiçoamento em tuba do Conservatório de Tatuí, apresenta recital de formatura neste domingo, 17. O evento, aberto ao público e com entrada gratuita, acontece no Salão “Villa-Lobos”, às 19h.

Ricardo Francisco teve aulas de tuba com o professor Luciano Vaz, com coordenação de João José Xavier da Silva, responsável pela Área de Metais do Conservatório, da qual o curso de tuba faz parte.

A apresentação contará com a participação dos trompetistas Leandro Cestari de Gouveia e Cláudio Cambé, do trompista Jackson Lúcio e do trombonista Juliano Gomes da Silva que, junto com o formando compõem o Quinteto Brasilessência.

O repertório é aberto com três movimentos (Damon – Tanz / Freya: Goddess of Beauty and Love / Thor’s Hammer) da obra “Teutonic Tales”, de Robert W. Smith. Na sequência, “Ave Maria”, de Franz Schubert e arranjo de Oystein Baadsvik; e “Concerto Nº 1”, de Alexej Lebedjew.

A parte final do recital tem a obra “Sexta à Tarde”, de Claudio Cambé, integrante do Quinteto Brasilessência e professor do Conservatório de Tatuí. Outro músico da instituição, Diego Garbin, assina os arranjos da seleção de músicas “Jump”, penúltima parte do programa. No encerramento, “Tuba Tiger Rag”, de Harry de Costa e arranjo de Luther Henderson.

Ricardo iniciou os estudos musicais aos dez anos, em Ipeúna (SP), com o professor João José Leite. Foi integrante da Banda Sinfônica Municipal de Ipeúna e da Banda Sinfônica União dos Artistas Ferroviários, de Rio Claro (SP).

Ingressou no Conservatório de Tatuí em 2009, orientado pelo professor Luciano Vaz. Desde 2013, integra o quadro profissional da Banda Sinfônica da instituição. Tem em seu currículo a gravação do CD em comemoração aos 20 anos do conjunto. Desde 2015, atua na Orquestra Municipal de Botucatu (SP).