Estudante de Tatuí é premiada em concurso internacional do “Lions”

1015
A estudante Letícia Coelho Vieira (Foto: Divulgação)
Publicidade
Da reportagem

O desenho da estudante Letícia Coelho Vieira, do Colégio Objetivo de Tatuí, patrocinada pelo Lions Clube de Tatuí, conquistou a menção honrosa na etapa final do concurso internacional denominado “Cartaz da Paz”, do Lions Clube, que tem como tema: “A Paz Através dos Serviços”.

Letícia concorreu à 33a edição do certame, com mais de 600 mil crianças de 50 países diferentes. Os cartazes foram julgados nos níveis de clube, Distrito e Distrito Múltiplo antes de atingirem o nível internacional, quando os concorrentes foram reduzidos para 110 cartazes.

Na final, o cartaz da estudante foi selecionado como um dos 23 vencedores do Prêmio de Honra ao Mérito, conforme a criatividade, originalidade e representação do tema, “A paz por meio do serviço”.

Desta forma, Letícia receberá US$ 500 e um certificado de “honra ao mérito”. Os alunos vencedores são do Brasil, Bulgária, China, Hong Kong, Índia, Indonésia, Itália, Malásia, DM 300 Taiwan, Filipinas e Estados Unidos (Califórnia, Connecticut, Flórida, Kansas e Minnesota).

O melhor dos melhores será premiado com US$ 5 mil e viajará acompanhado por dois familiares e um representante do Lions para receber o prêmio. O vencedor do grande prêmio será anunciado durante o Dia do Lions junto à Organização das Nações Unidas.

Publicidade

A O Progresso Letícia contou ter recebido com “surpresa” a notícia sobre a premiação. Segundo ela, a professora de artes informou que a aluna havia ganhado o prêmio de honra ao mérito aluna na terça-feira, 23.

“Nunca imaginei que eu iria chegar tão longe. Fiz com toda dedicação e carinho, mas foi uma grande surpresa saber que fiquei entre os poucos selecionados para receber o certificado de menção honrosa”, comentou a ganhadora.

Na etapa nacional, ocorrida em dezembro, a obra da aluna concorreu com participantes dos Distritos Múltiplos LC, compostos por 568 clubes – nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Na primeira etapa, realizada pelo LC de Tatuí, em que as escolas da cidade participaram, o desenho de Letícia se classificou entre 28 cartazes, avaliados pela comissão julgadora, composta pelo artista plástico Mingo Jacob, as professoras de educação artística Gilka Seabra Corrêa, Isabel Furtado Rocha e a coordenadora educacional Maria Ângela Mendes de Almeida.

Na fase municipal, além de Letícia, as alunas Gabriela da Silva Corrêa, do Colégio Objetivo, e Yaritssa Gabrielle da Silva Lopes, da Emef “Lígia Vieira de Camargo Del Fiol”, receberam prêmio e certificado.

Conforme o LC local, a frase do cartaz de Letícia “sintetizou o que ela expressou através do desenho artístico”: “Felizes aqueles que levam a paz pelo mundo por meio de atos de amor, pois servir ao próximo é amar. E o amor é o principal caminho pelo qual chegaremos à paz”. Letícia também será premiada pelo Distrito LC-2.

Descrevendo o cartaz, Letícia destaca ter desenhado, no centro da imagem, um médico, representando os profissionais de saúde e o trabalho realizado por eles e por enfermeiros durante o ano de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus.

Ela ainda conta ter representado, por meio do cartaz, o serviço prestado pelo GPaci (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil), além do trabalho de cientistas, bombeiros, protetores de animais, voluntários, missionários, religiosos e organizações a serviço da paz.

“Ao lado esquerdo do médico, há um homem com alguns animais representando os protetores, uma professora dando aulas pelo ensino remoto, um soldado com a bandeira da ONU e uma garotinha com câncer segurando o ursinho símbolo do GPACI e usando um vestido amarelo e azul, cores do Lions Clube”, elencou.

“Do lado direito há um homem com uma criança africana nos ombros e em sua camiseta tem o símbolo da Aliança de Misericórdia – uma instituição missionária que pratica boas ações pelo mundo – um padre consolando um fiel e uma mulher representando a fé”, continua.

“No cartaz também há um bombeiro carregando uma criança ferida, cientistas pesquisando curas para doenças e um homem entregando uma cesta básica para uma mulher grávida”, descreve.

Também em destaque há uma grande pomba branca, símbolo universal da paz, com um medalhão feito de bandeiras de diversos países formando o símbolo “Paz e Amor” e em todo o cartaz há diversas flores.

Para fazer os desenhos ela disse ter se inspirado em tudo o que está acontecendo nos dias atuais: guerras, epidemias, desastres e outras situações, procurando “fazer com que os desenhos representassem todos os atos de bondade que podem ser feitos por nós para levar a paz e a união ao mundo”.

“A principal mensagem que eu desejo transmitir através do meu cartaz é que a caridade é o maior gesto de amor. No meu cartaz, eu desejei homenagear todas as pessoas que praticam grandes gestos de amor todos os dias e assim levam a paz pelo mundo”, disse Letícia.

Falando sobre o concurso, a aluna disse acreditar “que a arte é muito importante para o ser humano”. “Com ela nós podemos nos expressar, demonstrar nossos sentimentos e colorir nossa própria alma sobre o papel”, comentou.

“Essa a importância do concurso, com ele as crianças e jovens podem pensar um pouco mais sobre paz e o quanto ela é importante para o mundo e compartilharem seus sentimentos uns com os outros”, concluiu a aluna.

Publicidade