Estudante de Tatuí chega à final do ‘Cartaz da Paz’ do LC Internacional

Desenho vencedor das etapas local e multidistrital segue para fase internacional (foto: divulgação)
Da reportagem

O desenho da estudante Letícia Coelho Vieira,do Colégio Objetivo de Tatuí, patrocinada pelo Lions Clube de Tatuí, conquistou o primeiro lugar na segunda etapa do concurso internacional denominado“Cartaz da Paz”, do Lions Clube, que tem como tema: “A Paz Através dos Serviços”.

Conforme Roseni de Lima Peixoto, presidente da comissão de educação do clube local e integrante da assessoria distrital do concurso, o resultado foi divulgado na sexta-feira, 11.

Nesta fase, a obra da aluna concorreu com participantes dos Distritos Múltiplos LC, compostos por 568 clubes – nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Na primeira etapa, realizada pelo LC de Tatuí, em que as escolas da cidade participaram, o desenho de Letícia se classificou entre 28 cartazes, avaliados pela comissão julgadora, composta pelo artista plástico Mingo Jacob, as professoras de educação artística Gilka Seabra Corrêa, Isabel Furtado Rocha e a coordenadora educacional Maria Ângela Mendes de Almeida.

Na fase municipal, além de Letícia, as alunas Gabriela da Silva Corrêa, do Colégio Objetivo, e Yaritssa Gabrielle da Silva Lopes, da Emef “Lígia Vieira de Camargo Del Fiol”, receberam prêmio e certificado.

Em nota, Mariana G. Zimmermann, diretora do concurso, destacou que “Letícia está prestes a se tornar uma artista internacionalmente reconhecida” e parabenizou a aluna, professores, pais e coordenadores do Colégio Objetivo de Tatuí.

Mariana ainda parabenizou a presidente da comissão de educação, Roseni, e Aurélia Maéstri, membro do mesmo grupo e da assessoria distrital do concurso, além do presidente do Lions Clube de Tatuí, Christian Pereira de Camargo, da esposa Beatriz Soares Amaro.

“Parabéns ao Distrito LC-2, na pessoa da governadora Cida Millen, que acreditou em nosso trabalho e tanto nos apoiou. Parabéns às minhas coordenadoras do distrito. Parabéns por nos reinventarmos em tempos difíceis e acreditarmos na paz e nos jovens”, acrescentou a diretora.

Por meio da nota divulgada à imprensa, a governadora Cida também declarou ter ficado “sensibilizada com a criatividade e o mérito artístico do cartaz vencedor”.

Com a classificação na etapa multidistrital, Letícia segue para a internacional,a ser promovida nos Estados Unidos. Lá, o desenho dela concorrerá com os melhores do mundo.

Nos EUA, os cartazes serão, novamente, escolhidos por uma comissão, que elegerá as 23 menções honrosas e dará US$ 500 para cada um. O melhor dos melhores será premiado com US$ 5.000 e viajará acompanhado por dois familiares e um representante do Lions para receber o prêmio.

A estudante Letícia Coelho Vieira (foto: divulgação)

Conforme o LC local, a frase do cartaz de Letícia “sintetizou o que ela expressou através do desenho artístico”: “Felizes aqueles que levam a paz pelo mundo por meio de atos de amor, pois servir ao próximo é amar. E o amor é o principal caminho pelo qual chegaremos à paz”. Letícia também será premiada pelo Distrito LC-2.

“Fiquei muito feliz com o primeiro lugar. Me dediquei muito a este cartaz, pesquisei, passei horas pintando, desenhando e pensando em cada detalhe para representar bem o tema que era: A Paz Através do Serviço”, conta a aluna.

Descrevendo o cartaz, Letícia destaca ter desenhado,no centro da imagem, um médico, representando os profissionais de saúde e o trabalho realizado por eles e por enfermeiros durante o ano de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus.

Ela ainda conta ter representado, por meio do cartaz, o serviço prestado pelo GPaci (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil), além do trabalho de cientistas, bombeiros, protetores de animais, voluntários, missionários, religiosos e organizações a serviço da paz.

“Fiz também um padre ajudando um fiel e uma moça representando outra religião, para mostrar que a fé e a religiosidade também são importantes para a paz, e, em embaixo, a pomba branca, símbolo da paz, com as bandeiras dos países, mostrando que a paz tem que estar no mundo inteiro”, concluiu Letícia.