
Da redação
Na manhã de sexta-feira, 28 de março, a prefeitura, em parceria com o Centro Hípico de Tatuí (CHT), promoveu um café da manhã para divulgar a nova estrutura do espaço, voltada para a terapia assistida por animais (TAA).
O serviço é oferecido de forma 100% gratuita a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que realizam tratamento terapêutico no Centro Integrado de Reabilitação (CIR).
A nova estrutura do Centro Hípico conta com baias, rampa de acessibilidade, pista especializada para terapia assistida com animais, além de materiais específicos para atendimentos individuais, como tatames, bolas de fisioterapia e macas.
A terapia assistida por animais utiliza cavalos, cães, répteis e outros animais para auxiliar no desenvolvimento motor, cognitivo e emocional de crianças autistas, pessoas com paralisia cerebral e pacientes com deficiência motora.
“Com esse serviço inovador, Tatuí se torna o primeiro município do estado de São Paulo a oferecer esse tipo de tratamento gratuitamente para pessoas com deficiência”, divulgou a assessoria de imprensa do Executivo.
O evento contou com a presença do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), Regiane de Oliveira Rosa Cardoso; e do vice-prefeito Antônio Marcos de Abreu.
Compareceram, ainda, os vereadores tatuianos Micheli Cristina Tosta Gibin Vaz (PSD), Luiz Ricardo Trevisano (Solidariedade), Paulo Sérgio de Almeida Martins (PSD), Vade Manoel Ferreira (Republicanos) e o vereador de Capela do Alto Leonardo Benedito Antonio Galavoti (PP)
Ainda prestigiaram a apresentação, os secretários municipais Fábio Almeida (Saúde), Fabiana Grechi (Meio Ambiente, Agropecuária e Bem-Estar Animal), Carlos Eduardo de Alvarenga Viana (Assistência e Desenvolvimento Social) e Douglas Dalmatti Alves Lima (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer).
Por fim, estiveram presentes os secretários municipais Luis Donizetti Vaz Junior (Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Trabalho e Inovação) e Miguel Ângelo de Campos (Segurança Pública e Mobilidade Urbana), além do secretário-adjunto Willian Alexandre Nunes da Silva.
A cerimônia também contou com a presença de Ana Luisa De Lara Uzun, presidente fundadora e coordenadora geral da “Coração Valente”, uma associação de reabilitação de Santo André, responsável pela capacitação dos profissionais de saúde de Tatuí para a execução da equoterapia.
“A iniciativa reforça o compromisso da prefeitura de Tatuí com a inclusão e a qualidade no atendimento da saúde, oferecendo mais uma ferramenta essencial para o bem-estar e a recuperação de seus munícipes”, completa a assessoria de comunicação do Executivo.