Estreia tatuiana na ‘Taça Band’ será dia 21

344
(foto: divulgação)
Da redação

Tatuí já tem data para estrear na Taça Band de Futebol de Base 2020. O início da caminhada tatuiana, no torneio promovido pela TV Band Campinas e pela Vale Sports, está marcado para o dia 21, um sábado.

Neste ano, o município terá um número recorde de representantes. Pelo quinto ano consecutivo, o Bom de Bola participará como “Prefeitura de Tatuí” e “CCT Tatuí”, e pela primeira vez o Clube de Campo disputará a Taça Band.

Cinco equipes Bom de Bola jogarão em quatro categorias, sendo uma na sub-9, duas na sub-11, uma na sub-13 e outra na sub-15. O Clube de Campo também está entre os participantes dessas categorias, porém, com um time representante em cada uma delas.

A edição 2020 da Taça Band teve 197 agremiações inscritas em seis categorias. Irão participar 22 equipes na sub-7, 43 times na sub-9, 52 na sub-11, 35 na sub-13 e na sub-15 e 10 na feminina.

Na categoria para atletas até nove anos de idade, o Bom de Bola está no grupo 5, ao lado de Raça Escola, PS Meninos do Adelaide e Camisa 10 B. Já o Clube de Campo foi sorteado no grupo 10, juntamente com Escola do Grêmio B, Basefut e Caterpillar.

A exemplo da sub-9, na sub-11, o Bom de Bola “A” também está no grupo 5 com os mesmos adversários, da mesma forma que o Clube de Campo tem os mesmos rivais no grupo 10. Contudo, nessa categoria, Tatuí ainda participa com o Bom de Bola “B” no grupo 9, ao lado do Rubro Negro, Meninos da Vila Valinhos e União Bom Retiro.

No grupo 4 da sub-13, o Bom de Bola terá o Chute Inicial Sumaré, CFA Itatiba e Camisa 10 B como adversários. Com o Clube de Campo de Piracicaba e Atletic Academy, o Clube de Campo integra o grupo 9.

Na sub-15, o Bom de Bola está no grupo 4 e enfrentará, novamente, o Chute Inicial Sumaré e o CFA Itatiba, além do P. Hortolândia, na primeira fase. Já o Clube de Campo forma o grupo 8 da categoria com Gol de Placa e Rezende/XV.

A competição terá início no dia 21 com partidas das nove equipes tatuianas. Pela manhã, o Bom de Bola irá ao estádio “Rubro Negro”, em Itatiba, para dois jogos contra o Chute Inicial Sumaré. O primeiro será às 10h, pela sub-13, e o segundo, uma hora depois, pela sub-15.

O Clube de Campo terá dois jogos em sequência no campo do Sindicato da Alimentação, em Piracicaba. A equipe da categoria sub-13 enfrentará, às 10h, o Bola de Ouro, e a sub-15, às 11h, jogará contra o Futebol Arte de Criança.

No período da tarde, o campo 1 do Estádio “Seap Esportes”, em Valinhos, recebe: às 13h30, Bom de Bola B e Rubro Negro pela sub-11; às 14h20, Bom de Bola A e Camisa 10 B pela mesma categoria; e às 12h10, Bom de Bola e Camisa 10 B pela sub-15.

A agremiação campestre participará de dois confrontos no campo 2 do Grêmio Piracicaba. Pela sub-9, o Clube de Campo terá o Rodrigo Hote como adversário, às 13h30. Já pela sub-11, a peleja será às 14h20, diante do Escola do Grêmio B.

A segunda rodada ocorrerá no sábado seguinte, 28. O Clube de Campo retornará ao campo do Sindicato da Alimentação para enfrentar, às 9h, o sub-15 do Furacão Capivari e, às 10h, o time sub-13 do Eurofut. Pelas mesmas categorias, o Bom de Bola irá ao “Campo Canudos”, em Vinhedo, para dois jogos com o CFA Itatiba: às 9h, pela sub-13; e às 10h, pela sub-15.

Na parte da tarde, serão mais três partidas do Bom de Bola no campo 1 da Seap Esportes: pela sub-11, a equipe A jogará com o Raça Escola, às 13h30; pela sub-9, a agremiação enfrentará o mesmo adversário, às 14h20; e novamente pela sub-11, a equipe B terá o Meninos da Vila Valinhos como rival, às 15h10.

Simultaneamente, o time sub-11 do Clube de Campo tem confronto marcado com o Basefut, às 13h30, enquanto a agremiação da categoria sub-9 disputará os três pontos contra a Arena Icaraí. As duas partidas da equipe campestre acontecerão no campo 1 do Ondas Soccer City, em Piracicaba.

Uma semana depois, dia 4 de abril, ocorrerá a terceira e última rodada da fase inicial da Taça Band. Durante a parte da manhã, serão mais quatro jogos de equipes tatuianas, sendo dois em Vinhedo e dois em Piracicaba.

No campo “São Matheus”, em Vinhedo, o Bom de Bola duelará com o sub-15 do P. Hortolândia, às 10h, e com o time sub-13 do Camisa 10 B, uma hora depois. O Clube de Campo confrontará a Caterpillar, às 10h, pela sub-13, e o SPFC Piracicaba, às 12h, pela sub-15, no estádio “Luiz Fustaino”, em Piracicaba.

À tarde, o campo 1 do Seap Esportes é palco de mais três partidas, onde jogam: às 13h30, pela sub-9, Bom de Bola e PS Meninos do Adelaide; às 14h20, pela sub-11, Bom de Bola A e, mais uma vez, o PS Meninos do Adelaide; e às 15h10, pela mesma categoria, Bom de Bola B e União Bom Retiro.

O Clube de Campo encerrará a participação na fase de grupos no campo 1 do Grêmio Piracicaba. Conforme a tabela, a equipe campestre sub-11 terá uma partida com a Caterpillar, às 16h, e o time sub-9, jogará contra o SPFC Piracicaba, 50 minutos depois.

Caso as equipes tatuianas avancem à etapa seguinte, os confrontos eliminatórios terão início a partir do dia 18 de abril, um sábado. As decisões da Taça Band estão marcadas para o dia 16 de maio, um sábado.

Para o treinador do Bom de Bola, Diego Barros, a Taça Band é a principal competição da temporada. Já para Carlos Eduardo de Alvarenga Viana, o Duza, (técnico do Clube de Campo, juntamente com Jenner Tavares e Gabriel Geninho), apesar de ser uma novidade, o torneio é o mais importante do primeiro semestre.

No ano passado, o Bom de Bola também competiu com cinco times, porém, nas categorias sub-7, sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15. Neste ano, Barros informa que não havia número suficiente de atletas até sete anos, enquanto “sobravam” jogadores até 11 anos.

“Seria difícil escolher 12 atletas para a sub-11. Contudo, com duas equipes, conseguiremos dar oportunidade para que todos participem”, declarou o treinador do Bom de Bola.

Duza afirmou que o Clube de Campo está animado para a primeira participação na Taça Band. Segundo ele, os jogadores estão motivados e a agremiação campestre poderá conhecer o nível técnico da competição.

Representada pelo Bom de Bola, Tatuí “debutou” no torneio em 2016. Na oportunidade, o time participou com as categorias sub-13 e sub-15. Naquele ano, a sub-15 foi vice-campeã, vencendo o Guarani por 1 a 0 na semifinal e perdendo para a Ponte Preta na final.

No ano seguinte, a participação aconteceu com as categorias sub-11, sub-13 e sub-15. “Chegamos à semifinal com a sub-13 e a sub-15. Na sub-13, pelo caminho até a semifinal, eliminamos a Ponte Preta, Inter de Limeira e União São João, de Araras”, lembrou Barros.

A presença tatuiana de maior destaque aconteceu em 2018. Além de ter competido na sub-11 e sub-13, o Bom de Bola conquistou o título da sub-15, ao vencer o Chute Inicial Corinthians Itatiba na final da categoria, no estádio “Nelo Bracalente”, em Vinhedo.

Os gols da final foram marcados por Gabriel Vieira, Bryan e Nicola, que conquistou o título de artilheiro da competição, com cinco gols. A equipe também obteve o título de melhor goleiro, com Guilherme Dias, que teve apenas cinco gols sofridos em oito jogos.

No ano passado, além de concorrer na sub-11, sub-13 e sub-13, a novidade ficou por conta de a cidade contar, pela primeira vez, com agremiações na sub-7 e sub-9. As cinco equipes se classificaram à segunda fase, mas nenhuma delas conseguiu chegar à decisão.

Na ocasião, Barros, afirmou ter ficado feliz pela oportunidade de os jovens jogadores terem participado do torneio. Ele se disse orgulhoso dos atletas, destacando que, em 24 jogos, foram 13 vitórias, 7 empates e apenas 4 derrotas, além de 69 gols marcados e 31 sofridos.