Excetuando-se o período mais agudo da pandemia – a qual impactou o setor mais que todos os outros -, o turismo em Tatuí tem se desenvolvido nos últimos anos de forma concreta e constante. A partir da classificação como município de interesse turístico (MIT), tem então pleiteado o status de estância.
Já em condições, ou não, pouco importa, sendo o primeiro passo justamente o convencimento, junto à população, de não apenas valer a pena acreditar nos atrativos turísticos locais, mas também quanto às (diversas) vantagens garantidas por ele à cidade, inclusive, financeiras.
Ainda que algumas (ou muitas) iniciativas não tenham recebido o devido reconhecimento, resultados práticos podem ser mensurados, por exemplo, em comparativos a épocas e eventos anteriores não mais restritos à Feira do Doce -o mais expressivo do ano em Tatuí, sem dúvida.
Um deles acontece neste momento, por meio do “Natal Encantado”, cuja expectativa de público gira em torno dos 100 mil, entre os próprios tatuianos e, claro, visitantes. Há poucos anos – é fundamental lembrar -, algo desta magnitude era impensável.
A abertura oficial ocorreu no dia 1º, com o acendimento do tradicional Pinheirão e a abertura da “Casa do Papai Noel”, na praça Martinho Guedes (Praça da Santa).
O público esperado representa quase o triplo do ano passado, quando cerca de 35 mil pessoas circularam pelas atrações do “Natal Encantado”. A ação segue até o dia 23 com diversas atrações.
O fim do “isolamento” é apontado como principal fator para o otimismo, porém, a municipalidade também investe na estratégia de levar as caravanas natalinas para os bairros.
No centro, o Pinheirão segue, desde 1956, como principal atrativo, medindo 25 metros de altura, com 40 cordões contendo aproximadamente 1.300 lâmpadas de LED. O acendimento da árvore acontece todos os dias às 19h, até o dia 5 de janeiro de 2023.
Em frente, a Casa do Papai Noel ocupa novamente o Centro Cultural, com o Bom Velhinho, Mamãe Noel e outros personagens do universo infantil.
O show “Pinheirão Musical: A Magia das Luzes”, que traz efeitos especiais, juntando canções e luzes de forma sincronizada na árvore (considerado um sucesso da programação de 2021), retorna neste ano, de 2 a 23, sempre das 19h às 22h.
Já entre os dias 7 e 17, no Centro Cultural, é realizado o Bazar de Natal, do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí). O horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 22h, e sábados, das 10h às 16h.
Entre outras atrações, a programação de final de ano ainda destaca o “Natal Musical”, cujos eventos começaram nesta quinta-feira, 15, com algo necessariamente a ser bem explorado pelo município: seu potencial turístico atrelado à música.
São iniciativas, portanto, não só reservadas ao Natal, mas significativas – e produtivas -, do ponto de vista turístico. Por este motivo, o jornal O Progresso está aproveitando a oportunidade para também contribuir, mais uma vez, com o estímulo ao setor em Tatuí.
Assim, durante esta semana, efetivou a entrega de mais um lote do Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura” à prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.
O material passou a ser disponibilizado, gratuitamente, a todos os visitantes da Casa do Papai Noel, como incentivo à divulgação dos atrativos locais, assim como de toda a opção tatuiana em gastronomia e hospedagem.
O momento é mais que oportuno a uma nova redistribuição do guia, aliás, não só para as pretensões locais de desenvolvimento no setor, mas também para os interesses dos anunciantes da publicação, que passam ter seus produtos, negócios e serviços divulgados em meio a mais um grande evento em Tatuí, com fluxo real de visitantes.
Lançado em 2016, o Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura” teve o “relançamento” na oitava edição da Feira do Doce, em julho.
A retomada da publicação aconteceu depois de dois anos de interrupção em virtude da pandemia de Covid-19, tal como ocorreu com grande parte dos produtos e serviços relacionados a turismo.
Em simultâneo à feira, foram encaminhados lotes da publicação a pontos de interesse turístico e a órgãos municipais que atuam na área, como o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.
Na sequência, a Empresa de Comunicação “Tatuí Cidade Ternura”, que passou a ser responsável pela publicação em 2018, levou o guia gratuitamente a todos os assinantes do jornal O Progresso como encarte na edição especial de aniversário da cidade, dia 11 de agosto.
Projetado para ser uma inovação, por apresentar, pela primeira vez, uma espécie de “inventário” de todas as informações relacionadas ao setor, o guia destaca os atrativos turísticos mais significativos, uma parte da história local, a agenda anual de eventos municipais e as principais opções de gastronomia na cidade.
Com pauta elaborada a partir de informações interessantes tanto para tatuianos quanto para turistas, os assuntos são apresentados em reportagens sucintas, cada uma acompanhada por imagens, também atualizadas.
O guia “Cidade Ternura” está dividido em capítulos. No primeiro, consta o calendário cultural e turístico do município, com informações relativas ao Carnaval de rua e nos clubes, bailes de salão, eventos religiosos e, mais recentemente, os gastronômicos.
Na seção “história”, a publicação explica como surgiram os principais títulos tatuianos: “Terra dos Doces Caseiros”, “Capital da Música” e “Cidade Ternura” – este último, com origem em artigo publicado pelo jornalista Osmar Pimentel no jornal O Progresso, em 14 de outubro de 1934.
Igualmente importante, a figura do escritor tatuiano Paulo de Oliveira Leite Setúbal está presente na publicação. Principal expoente da literatura tatuiana, ele dá nome ao museu histórico do município e a uma das praças centrais.
Na sequência, o guia apresenta as atrações turísticas. São dezenas de páginas contendo informações diversas, entre as quais, várias novidades, como a “Caminhada da Fé”, a elevação da Igreja Matriz a basílica menor, o “Mural em Mosaico” à beira do ribeirão do Manduca, o “Portal da Cidade”, a “Rota Cervejeira” e o novo paço municipal.
Abrangendo todas as categorias de bares e restaurantes, a seção dos classificados engloba hotéis, espaços para diversão e arte e prestadores de serviços de locomoção.
Ao compilar dados do turismo e da gastronomia, juntando bares, cafés, restaurantes, hotéis e espaços de diversão e arte, a publicação extrapola o caráter primário de informações básicas dos guias comuns, que mais assemelham-se a listas telefônicas com propaganda.
Na prática, além de priorizar os visitantes, o guia é pautado pelas expectativas dos próprios tatuianos, que passam a conhecer mais a cidade onde residem e a ter um grande volume de opções de serviços e produtos, especialmente na área de gastronomia.
Afinal, se o Natal é marcado, sobretudo, pela esperança, sim, vale muito não só esperar que o turismo ainda traga muitos presentes à cidade, mas também trabalhar para concretizá-los.