Um total de 20 bolsas de estudos universitárias pode ser pleiteado em Tatuí junto ao governo do Estado de São Paulo. O número corresponde às vagas abertas por meio do PEF (Programa Escola da Família), destinado a quem cursa graduação em instituições particulares, mas não possui recursos para pagar o curso.
As vagas estão listadas no site escoladafamilia.fde.sp.gov.br e para atuação aos fins de semana apenas em escolas estaduais.
Em Tatuí, o programa também disponibilizava vagas em Emefs (escolas municipais de ensino fundamental).
Pelo Estado, há vagas disponíveis nas escolas “Ary de Almeida Sinisgalli” (seis), “Chico Pereira” (sete) e “Lienette Avalone Ribeiro” (sete). Apenas na primeira, há um universitário com bolsa. Nas duas, não consta beneficiados.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve preencher requisitos. É preciso estar regularmente matriculado em um curso de graduação em instituição privada de ensino superior conveniada à Secretaria de Estado da Educação.
O universitário não pode ser beneficiário com bolsa de estudos ou financiamento e deve ter disponibilidade para cumprir a carga de oito horas. Atualmente, o candidato pode escolher se atuará aos sábados ou domingos.
Além da inscrição on-line, é preciso apresentar os documentos exigidos no regulamento junto à Derita (Diretoria Regional de Ensino de Itapetininga).
Os alunos classificados serão encaminhados a uma escola estadual, de acordo com a pontuação, a quantidade de vagas disponíveis no curso de graduação e o número de vagas por regional. A lista de espera tem validade de 12 meses.