Espetáculo performático é atração no CEU das Artes

Espetáculo IN-Sano será apresentado neste sábado, 21, e domingo, 22, a partir das 19h30 (foto: divulgação)

“IN-Sano” é o nome do espetáculo performático de teatro e dança a ser reapresentado no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” neste fim de semana. O espaço recebe a atração, assinada pela companhia ST DNC, neste sábado, 21, e domingo, 22, com entrada gratuita.

As apresentações têm início a partir das 19h30, no anfiteatro do centro. O CEU fica à rua Ana Rosa Monteiro, 475, na vila Santa Rosa.

A produção é ambientada em um sanatório clandestino, denominado IN-Sano e descrito como sombrio. Lá, um médico psicopata mantém sete pessoas reféns. Os prisioneiros são maltratados e abusados física e psicologicamente.

Cada pessoa aprisionada possui um pecado, que se revela em uma fragilidade, e é retratado em uma performance. Os movimentos apresentados recontam a história de vida de cada um dos prisioneiros, estabelecendo uma espécie de trajetória de vida deles até chegarem ao sanatório.

“O público será a testemunha da tentativa de libertação dos pacientes do cativeiro e estará interligado ao espetáculo de maneira interativa”, revelou Mat Kaytan, responsável pela direção e pela criação do enredo.

A peça é indicada a pessoas acima dos 12 anos. Ela não é recomendada para “pessoas com fobias, traumas e conceitos relacionados à violência”. De acordo com a direção, as advertências são feitas por conta da abordagem.

“O objetivo central é retratar as referências da violência censuradas no dia a dia e expressá-las com a dança e o teatro, de maneira artística e performática, causando desconforto e incômodo do início ao fim”, cita-se em texto de divulgação.

A peça tem elenco formado por Amanda Letícia, Ariadny Pontes, Catherine Camargo, Julya Mota, Marcelo Ferraz, Mat Kaytan, Victor Oliveira, Wellington Prado e William Bastos, nas funções de atores e bailarinos.

A iluminação está a cargo de Kaique Cabral; a sonoplastia é assinada por Daniel Rian; e a fotografia, por Cesar Santos. Julia Ferraz é a contrarregra.

Neste ano, a ST DNC inscreveu o espetáculo na 1ª Mostra de Teatro Amador da cidade de Quadra. A companhia aguarda a confirmação para anunciar participação.

Em paralelo, o grupo trabalha no desenvolvimento de um “flash mob” com trechos do espetáculo. O termo é usado para se referir a um grupo de pessoas que se juntam repentinamente em um local público para realizar alguma ação.

O resultado será apresentado no 16º Endance, Festival de Dança de Cerquilho.