Mais
    Início Cultura Escritora tatuiana Cristina Siqueira apresenta poema Praça da Matriz

    Escritora tatuiana Cristina Siqueira apresenta poema Praça da Matriz

    Evento acontece neste sábado, em frente ao Santuário Nossa Senhora

    Escritora e poetisa Cristina Siqueira, que lança placa/poema
    Da redação

    Neste sábado, 11, às 11h, em frente ao Santuário Nossa Senhora da Conceição, simultaneamente ao Projeto Música na Praça, a escritora e poetisa Cristina Siqueira lança a placa/poema “Praça da Matriz”, que compõe o projeto “Escritos Atrás do Pensamento”, com chancela do ProAC Lab, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do governo do estado de São Paulo.

    A ação, que tem apoio cultural da prefeitura de Tatuí, contará com a entrega de cem poemas “Praça da Matriz” e uma manhã de autógrafos com a escritora. Quem desejar se aprofundar na obra literária de Cristina, ainda poderá fazer a aquisição de livros de sua autoria.

    Em grande parte das cidades do interior, tradicionalmente existe uma “Igreja Matriz”, todavia, segundo a escritora, “este poema canta a nossa Praça da Matriz; é um poema de pertencimento, do amor que temos escrito no chão de nossa terra. O coração da cidade pulsa na Praça da Matriz. Espera-se, com este poema, despertar o amor à nossa terra e o orgulho por sermos tatuianos e residirmos nesta Cidade Ternura”, diz Cristina.

    O poema “Praça da Matriz” foi escrito no antigo “Café Canção”, que funcionava no local que foi residência do compositor e músico tatuiano Bimbo Azevedo “e era o ponto dos ‘cults’ tatuianos no início dos anos 2000, lembra a autora.

    Cristina Siqueira

    Escritora, poetisa, decoradora e educadora, Cristina tem ateliê em Tatuí, cidade onde realizou o projeto “Livro de Rua” e o livro “Prisma”. Foi articulista do jornal O Progresso de Tatuí e trabalhou durante 17 anos na área da Educação.

    Dinamizou espaços culturais e ampliou o trabalho em viagens pelo Brasil e pelo exterior, com foco na poesia. Seu CD “Se Houvesse Amor a Vida Seria Carícia” foi lançado em várias cidades da Europa, sendo seu “cartão de visita” em Coimbra, Lisboa, Barcelona, Paris e Florença.

    É curadora de várias intervenções poéticas e artísticas, promovendo saraus, exposições e recebendo em seu ateliê escritores, poetas e artistas.

    Em 2021, devido ao isolamento social, realizou um mês dedicado à poesia e a um sarau, de forma virtual, que envolveu personalidades de Tatuí e do mundo.

    Autora de cinco livros publicados, entre eles “Papel”, “A Carne da Noz” e “Por Trás dos Muros”, e da performance teatral “Chama de Vida”, com o Grupo Novas Tendências, Cristina é membro correspondente da Academia Sorocabana de Letras.

    “Dedica-se, diariamente, a dinamizar as mídias sociais com trabalho literário e artístico, contando com leitores fiéis que a acompanham”, informa a assessoria de comunicação da prefeitura.

    Além disso, está em fase de finalização de um livro cujo cenário é Trancoso, localizado no sul da Bahia.