Escritor tatuiano faz relançamento de livro na próxima semana

O escritor tatuiano Albano Marques (Foto: Divulgação)
Da reportagem

Na próxima terça-feira, 6, será relançado o livro “Os Primeiros Astronautas”, do escritor tatuiano Albano Marques. A obra literária, desenvolvida no estilo realismo fantástico, será apresentada pela editora Crystal Books, através do selo “porção mágica”.

De acordo com o autor, Os Primeiros Astronautas é um relato romanceado inspirado em diversos acontecimentos, locais e pessoas reais, possuindo pontos fictícios que serviram como linha de amarração temporal entre as ocorrências.

Marques conta que, apesar de ser relacionada à ufologia, a história do livro teve início no fim da década de 1980, quando ocorreu o 1o Encontro Ufológico, realizado na Asseta (Associação de Ensino Tatuiense). Na ocasião, ele fora um dos integrantes do “Grupo QUASAR de Pesquisas Ufológicas”.

Responsável pela Asseta, o professor Acassil José de Oliveira Camargo (falecido em 2016) era padrinho de batismo de Marques. O escritor recorda que Camargo foi o único civil que pertenceu ao Sioani (Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados), um grupo de pesquisas ufológicas da Força Aérea Brasileira.

Conforme Marques, o padrinho tinha mais de 4.000 documentos confidenciais das Forças Armadas guardados na faculdade. “Eu tive acesso a esses documentos na minha adolescência, quando criamos esse grupo quase que pertencia à faculdade”, relembra o escritor.

O autor afirma que o livro é uma homenagem a tatuianos que conviveram com ele naquela época, alguns já falecidos, como Camargo. “Eu decidi reunir todas as experiências, todas as nossas histórias e particulares de cada um e fazer uma homenagem aquela época”, reforça.

A sinopse do livro menciona que “durante uma pesquisa ufológica de campo na formação natural, denominada Torre de Pedra, região de Bofete (SP), o autor, junto a um grupo de amigos, se depara com pessoas que, após se sentirem confiantes, afirmam, categoricamente serem os primeiros habitantes do planeta, vindos ainda no início da formação”.

“Coisas realmente estranhas começassem a ocorrer. E tudo o que eles queriam, após longas eras de reencarnação e esquecimento sobre as origens, era voltar para o seu mundo”, informa a sinopse. “Tem início a maior aventura extraterrestre baseada em fatos reais, cujo desfecho se dará nas sagradas montanhas do Cerro Uritorco, na Argentina”, completa.

Marques reforça que Os Primeiros Astronautas reúne experiências vivenciadas por integrantes do grupo de pesquisas. O escritor afirma ter colocado as histórias em uma linha do tempo fictícia para conseguir amarrar todas a uma única linha central. “É uma realidade expandida”, acrescenta.

“É tudo verdade? É baseado tudo em coisas que ocorreram. Posso provar se é realidade? Posso mostrar coisas da época. Agora, cabe a cada um acreditar ou não”, complementa o autor.

A primeira edição da obra, lançada no final de 2019, foi disponibilizada em diversas plataformas independentes. Segundo Marques, a repercussão o surpreendeu ao gerar matérias e receber críticas literárias, umas delas de Ralph Peter Brammann, jornalista, agente literário, editorialista e apresentador do programa Livros em Revista, que vai ao ar pela BBC Television.

Desta vez, com o contrato assinado em dezembro do ano passado com a editora, o livro será relançado em todo território nacional. O autor afirma ter ficado aguardando o lançamento e diz que o fomento para divulgação começou neste mês.

Marques revela ter sido procurado por responsáveis por podcasts (gravação em áudio que são transmitidas pela internet) e canais de YouTube para conceder entrevistas, além de ter sido convidado para participar de um encontro literário virtual de Barcelona, na Espanha. “É algo que, por si só, vai crescendo. É um assunto que fascina muita gente”, atesta.

Ele ainda destaca que o livro segue uma narrativa romanceada, atingindo diferentes públicos. “Os mais antigos gostam mais de livros documentais e eu tenho dados documentais. Também tenho a narrativa de aventura que satisfaz e cria curiosidade no povo mais jovem, trazendo-os para esse nicho de leitura”, garante Marques.

O livro Os Primeiros Astronautas permanecerá à disposição por 30 dias – até 6 de maio – no site da editora Crystal Books, pelo link www.editoracrystalbooks.com. Posteriormente, a obra do tatuiano poderá ser adquirida pelas livrarias CirKula, Galileu, Martins Fontes e Nobel, além da plataforma da Amazon.