Da reportagem
A prefeitura anunciou nesta semana a concretização do projeto “Cidade da Música”, iniciativa inédita no estado que vai disponibilizar aulas de música para os alunos da rede municipal de ensino, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Conservatório de Tatuí.
O lançamento do programa aconteceria nesta terça-feira, 10, às 19h30, no teatro “Procópio Ferreira” (após o fechamento desta edição, às 17H), com previsão de presença de autoridades municipais e representantes da escola de música para cerimônia de assinatura do contrato de parceria.
A instituição – tida como uma das mais renomadas da America Latina – desenvolverá aulas de musicalização infantil e oficinas de sopro, cordas e canto, permitindo a formação de grupos musicais, bandas, orquestras e corais municipais.
De acordo com o secretário da Educação, Miguel Lopes Cardoso Júnior, as aulas serão ministradas no novo Complexo Educacional “Acassil José de Oliveira Camargo”, no bairro Nova Tatuí, nova sede do projeto “Ayrton Senna da Silva”, em salas próprias e equipadas para o programa.
O complexo fica na avenida Virgílio Montezzo Filho, inaugurado em fevereiro deste ano. No imóvel, foram investidos mais de R$ 4 milhões, com recursos do município.
A área é de 6.873 metros quadrados, com 1.646 metros quadrados de área construída. O complexo atende cerca de 800 crianças do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) no contraturno escolar e, ainda, oferece atividades e oficinas abertas à comunidade, no período da noite.
O espaço soma ginásio de esportes, campo de futebol, área de lazer com piscina e 11 salas internas com 14 oficinas, entre elas, de: letramento, leitura, informática, robótica, lógica e experiências matemáticas, natação e outros esportes, educação artística, recreação, meio ambiente e a mais nova que é a de música.
“Já faz tempo que estamos trabalhando para levar aulas de música aos alunos da rede. A princípio, pensamos em disponibilizar as aulas em alguma escola. Aí, no meio disso tudo, veio a nova sede do Projeto ‘Ayrton Senna’, e já preparamos as salas para receber os professores de música”, comentou o secretário.
Segundo ele, os alunos do 1º ao 5º ano que já participam das atividades em contraturno terão aulas voltadas à iniciação musical, tanto os que frequentam o período da manhã quanto os da tarde.
Já no período da noite, serão realizadas três oficinas, com um intuito de formar orquestras de sopro, cordas e um coral. As aulas serão voltadas a todos os alunos da rede municipal, desde a pré-escola até o fundamental II (6º ao 9º ano).
As inscrições começarão a partir da cerimônia de assinatura. O projeto já começa atendendo 800 alunos do contraturno escolar e, à noite, segundo o secretário, haverá possibilidade de atender outros 500 estudantes, aproximadamente.
“Ainda não temos condições de especificar o horário das oficinas. Podemos aumentar a grade, oferecer oficinas aos sábados, duas ou três vezes por semana, em dias diversos. Enfim, tudo dependerá da procura, mas teremos condições de atender a todos que se interessarem”, assegurou o secretário.
Conforme Cardoso, a ideia é que, até agosto, as orquestras já estejam formadas e ensaiadas para o desfile de aniversário da cidade. “Estaremos lá (no desfile) com uma orquestra de sopros, uma de cordas e um coral com os alunos da rede”, enfatizou.
Para o secretário, dar oportunidade para que os alunos da rede de ensino tenham aulas de música com professores do Conservatório pode incentivar os estudantes a, posteriormente, ingressarem na escola de música e seguirem carreira profissional.
“O Conservatório forma profissionais dos mais diversos países, contudo, como a demanda é grande, não consegue atender todos os alunos da rede que gostariam de se matricular lá. Oportunizar estas aulas aos estudantes é um ganho imensurável”, asseverou Cardoso.
O secretário ainda destacou que o projeto de formação musical com alunos da rede de ensino é único no estado. “Com essa qualidade, com certeza, não existe em lugar nenhum, até porque não é toda cidade que tem um Conservatório. Nós podemos ter outros projetos parecidos com, mas deste nível Tatuí é pioneiro”, finalizou.