Escolas municipais recebem lousas digitais para expansão





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Quase 400 alunos deverão ser beneficiados com lousa digital

 

A Prefeitura anunciou o inicio de mais uma etapa no processo de expansão tecnológica da rede pública municipal de educação, “após entregar tablets para professores da educação infantil e notebooks para alunos das escolas rurais, de implantar projeto-piloto para levar o ensino de informática para creches municipais”.

Dia 10, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, e a secretária da Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori, entregaram lousas digitais para a Emef Prof. “Maria Helena Machado”, do bairro Enxovia.

De acordo com a assessoria de comunicação, outras seis escolas da zona rural serão contempladas: Emef Prof. “Aparecida Sallum”, no bairro dos Mirandas; Emef Prof. “Orlando Belluci”, bairro dos Oliveiras; Emef Prof. “Carlos Alberto Lourenço”, Congonhal de Baixo; Emef Prof. “Luiz Paes de Almeida”, bairro Quadrinha; Emef Prof. “José Menezes Bueno”, de Americana; e Emef Prof. “Alexandre Milani Filho”, no Guaxingu.

Ao todo, 388 alunos do ensino fundamental deverão ser beneficiados com o novo equipamento.

A lousa digital é como a tela de um computador, porém, maior e “mais inteligente”, pois é sensível ao toque.

A assessoria afirmou que “tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador, de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet é possível com a lousa”.

Os equipamentos possuem gráficos, tabelas, mapas, dentre outras funções, o que pode facilitar o aprendizado dos alunos. “Por meio desses equipamentos, os estudantes podem interagir mais com a disciplina aplicada pelo professor”, acentuou a assessoria.

Com o equipamento, o professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador, como Power Point, por exemplo, e complementar com o auxílio da internet.

Durante a aula, é possível, enquanto apresenta o conteúdo programado, navegar na internet com os alunos.

A assessoria de comunicação informou que os professores podem, ainda, criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a participação dos estudantes, que vão até a lousa e escrevem nela por meio de um teclado virtual, de uma caneta especial ou com o dedo.

Segundo a secretária da Educação, “as lousas chegaram para complementar o excelente trabalho que já vem sendo desenvolvido pelos professores”.

Ângela afirmou que os equipamentos permitem que os professores possam “desenvolver aulas de uma maneira dinâmica, envolvendo cada vez mais a atenção dos estudantes”.

“Quem ganha com essa aquisição são os alunos, pois a lousa digital permite ao professor incorporar novas atividades e práticas pedagógicas mais interativas, eficazes e atraentes para os alunos”, argumentou.

Conforme a assessoria de comunicação, a aquisição é fruto de parceria entre a Prefeitura e o governo federal, por um programa que tem como objetivo democratizar o acesso ao mundo digital a moradores e estudantes residentes na zona rural.