Escola ‘Ary Sinisgalli’ elege o novo grêmio estudantil 2022

Processo eleitoral visa ‘protagonismo juvenil e cidadania’

Processo eleitoral de grêmio estudantil (foto: Divulgação)
Da redação

A Escola Estadual “Prof. Ary de Almeida Sinisgalli”, da vila Esperança, em Tatuí, promoveu neste mês de março um processo eleitoral para a escolha da nova diretoria do grêmio estudantil do ano letivo de 2022.

Participaram os estudantes do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. No total, seis chapas foram formadas para concorrer ao pleito, ocorrido no dia 14 de março.

De acordo com o vice-diretor da unidade escolar, professor Kleber da Fonseca Paiva, a eleição do grêmio estudantil ocorreu como no processo eleitoral para a escolha dos representantes das esferas federal, estaduais e municipais, “para levar aos alunos uma situação bem parecida com o processo eleitoral oficial”.

Após a inscrição das chapas, os candidatos tiveram um período para as propagandas eleitorais, no qual puderam expor as ideias e propostas para a gestão. “Em seguida, foi realizada a eleição, com toda segurança”.

O vice-diretor aponta que, desde a chegada à seção eleitoral, todos os alunos-eleitores estiveram “bem atentos às orientações para não perder o voto”.

“O mesário realizou a conferência do nome do eleitor e solicitou a assinatura na lista de presença; em seguida, o presidente da seção realizou a liberação na urna escolar para a votação. Após a votação, com barulhinho e tudo, o eleitor recebeu o comprovante de votação”, conta Paiva.

A divulgação da apuração dos votos na urna escolar ocorreu logo após o término da eleição, declarando como vencedora a chapa “Nova Era”. Os candidatos da agremiação estudantil receberam 406 votos (86,75% dos válidos).

A realização da eleição com a urna escolar foi uma parceria com a RecTec Sistemas (www.rectec.com.br). Conforme o vice-diretor, a empresa desenvolveu o software para que as escolas possam realizar a eleição do grêmio estudantil “de forma mais original possível”.

“A intenção da eleição é estimular a cidadania e o protagonismo dos estudantes, além de firmar, em nossos alunos, a importância do voto consciente, para a concretização da democracia em nosso país. É um exercício do protagonismo juvenil e da cidadania”, destaca Paiva.

O vice-diretor sustenta que ensinar os alunos e torná-los “cidadãos conscientes em um processo participativo e democrático é um dos objetivos da Educação”. Segundo ele, a atividade faz parte do PEI (Programa de Ensino Integral) do estado de São Paulo”.

“O PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um modelo de gestão”, explica o vice-diretor.

Como parte do PEI, a escola da vila Esperança vem desenvolvendo diversas atividades diferenciadas e interdisciplinares com os estudantes.

“Dentre as ações, a unidade oferece tutoria, nivelamento, protagonismo juvenil com clubes juvenis e líderes de turma, além de componentes curriculares específicos, como orientação de estudos e práticas experimentais que potencializam a formação integral do estudante a partir do projeto de vida deles”, reforça Paiva.

“Todas estas ações são emanadas de uma gestão democrática, como protagonista das mudanças nas relações interpessoais no âmbito da unidade escolar, que vem de encontro ao planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada”, completa o vice-diretor.