Da redação
A Associação de Pais e Mestres da Etec “Sales Gomes” informou que está promovendo, até este sábado, 29, uma ação “entre amigos” com o intuito de arrecadar fundos para restaurar a escultura “O Condutor”, de Josué Fernandes Pires, “e assim devolver essa obra para a população”, conforme anunciado.
O projeto conta com apoio da prefeitura de Tatuí e do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí (Condephat).
A ação tem o valor de R$ 10, e os interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp (15) 3251-4242. O vencedor receberá duas obras que foram doadas pelos artistas tatuianos Mingo Jacob e Diego Dedablio.
O monumento “O Condutor”, do artista plástico e professor tatuiano Josué Fernandes Pires, instalado em frente à Etec “Sales Gomes”, foi destruído com a queda de uma árvore na tarde do dia 13 de outubro de 2021.
A escultura foi exposta pela primeira vez na década de 1970, sendo a segunda estátua criada como parte de uma sequência de três obras de arte efetivadas pelo professor com a ajuda de alunos. A primeira é “O Apascentador”, imagem fixada no Conservatório de Tatuí no final da década de 1970.