Equipe tatuiana de rali ganha bicampeonato na Argentina

Dupla Carlos de Castro e Lourival Roldan levou o título na ‘T3.2’

É do Brasil e de Tatuí, o título nos UTVs da categoria ‘T3.2’ do Sarr 2022 (foto: Sanderson Pereira/Photo-S)
Da redação

É do Brasil, mais especificamente de Tatuí, a equipe da dupla campeã da categoria “T3.2” da terceira edição do Sarr (South American Rally Race). De quebra, Carlos de Castro Neto e Lourival Roldan ainda terminaram a disputa na quarta colocação geral entre os UTVs, em Viedma, província argentina de Rio Negro, no sábado passado, 26 de fevereiro.

Com cinco vitórias em oito etapas e, consequentemente, o lugar mais alto do pódio da categoria, Castro Neto e Roldan garantiram o bicampeonato do rali sul-americano à Território Motorsport. No ano passado, a equipe tatuiana havia faturado as categorias T3.1 e T3.2.

Carlos de Castro Neto e Lourival Roldan venceram uma das categorias do Sarr (foto: Sanderson Pereira/Photo-S)

Aos 66 anos, Castro Neto, piloto de Campo Grande (MS), mostrou-se surpreso com o título na estreia dele nos UTVs. “A equipe foi perfeita e não tivemos um problema, nem um pneu furado durante todo o rali. O UTV é ótimo, me adaptei superbem e não cansa. Se fosse para voltar para o Brasil pilotando, eu iriai”, brincou.

O piloto campeão ainda se disse impressionado com a prova – segundo ele, diferente do que a encontrada no “principal rali do país”. “Terreno muito diferente do que andamos no ‘Sertões’, com dunas, pedras, buraqueira, trechos muito travados, curvas, mas é o que eu gosto”, concluiu Castro Neto.

Ele ainda disse que pretende competir no Dakar em 2023 ou 2024 (principal rali do mundo) nos UTVs.

O resultado, segundo a assessoria de imprensa da equipe tatuiana, deve-se “à boa parceria” com o navegador Roldan, campeão do Dakar 2017 nos UTVs, 12 participações na prova e mais de três décadas no off-road.

“No último dia, a estratégia foi não arriscar, tínhamos cerca de 40 minutos de vantagem. Era preciso poupar o equipamento e vir com cautela, e o terceiro lugar foi mais que suficiente para vencer o rali”, explica o navegador.

Ao todo, quatro duplas viajaram à Argentina para representar a Território Motorsport. Na mesma categoria de Castro e Roldan, Lélio Júnior e Weberth Moreira iniciaram bem a disputa. No entanto, segundo a assessoria, por imprevistos alheios à prova, tiveram de retornar ao Brasil, sem completar o restante do Sarr.

Castro e Roldan venceram 5 das 8 etapas do rali, sem problemas mecânicos (foto: Sanderson Pereira/Photo-S)

Na categoria T3.1, os representantes da equipe local foram Edu Piano e Solon Mendes e os argentinos Nazareno López e Ricardo Torlaschi, os quais terminaram o evento esportivo na nona e na 13ª colocação, respectivamente.

O rali largou em La Rioja, no dia 17 de fevereiro, e terminou na Patagônia Argentina, nove dias depois. A disputa contou com um prólogo (largada promocional) e mais oito etapas – a quinta foi cancelada devido às condições climáticas. Os competidores percorreram aproximadamente 4.000 quilômetros por cinco províncias.

As quatro duplas que competiram com UTVs Maverick X3 TM, preparados pela Território Motorsport. De acordo com a assessoria da equipe, o título de Castro Neto e Roldan “consagra o trabalho de todo um time de 22 integrantes que começou a se preparar há dois meses e saiu de Tatuí para a disputa em 9 de fevereiro”.