Da redação
Uma médica e três enfermeiras do Hospital Regional “Dr. Adib Domingos Jatene”, de Sorocaba, estarão em Tatuí nesta quinta-feira, 9, para falar de doação de órgãos. A equipe ministrará palestra “Doação de órgãos, captação e transplante pela ótica da sociedade”, com início às 19h.
O evento tem como objetivo promover a conscientização de potenciais doadores e será realizado na Câmara Municipal a convite do vereador Maurício Couto, o Maurício Enfermeiro.
De acordo com o parlamentar, a iniciativa visa criar, no município, um movimento voltado à conscientização sobre o tema das doações. A proposta é começar com palestras e eventos que visem discutir a questão das doações. A expectativa é que os encontros contem com participação de representantes dos mais variados setores, como estudantes de enfermagem e de psicologia.
Os primeiros receberão orientações que auxiliarão no processo tanto de acolhimento como burocrático. Os segundos, terão conhecimento a respeito dos aspectos que ajudarão às famílias a passarem pelo processo de luto e a respeitarem a vontade dos doadores. No Brasil, a doação de órgãos é regulamentada por leis específicas e envolve um conjunto de etapas e protocolos que visam garantir a segurança, a ética e a eficiência do procedimento.
As principais fases, são: a identificação do potencial doador, a notificação da central de transplantes, a avaliação e confirmação da morte encefálica e a obtenção do consentimento familiar. É justamente neste ponto que as equipes encontram mais dificuldades.
“No Brasil, a pessoa que deseja ser doadora pode manifestar sua vontade no documento de identificação (RG). No entanto, isso não substitui o consentimento da família. Se os familiares não concordarem, todo o processo não acontece, pois a ética médica e as leis brasileiras consideram o consentimento familiar como um requisito obrigatório”, explica Maurício.
Desta maneira, a proposta da palestra é, em um primeiro momento, colocar o tema em evidência. No segundo, criar ações que sejam mais eficazes no estímulo à doação de órgãos.
“A conscientização e a comunicação entre a família são fundamentais para garantir que os desejos do potencial doador sejam respeitados e que a doação possa salvar vidas”, diz o organizador.
A palestra será ministrada pela médica Suame Cecato Kono, formada pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, e pós-graduada em nutrologia pela Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) e em ortomolecular, nutrigenômica e envelhecimento saudável, pela Fapes (Fundação de Apoio à Pesquisa e Estudo na área da Saúde). Ela também atua como emergencista no Hospital Modelo e intensivista no Conjunto Hospitalar e no Hospital Evangélico, em Sorocaba. Além disso, faz especialização em acupuntura e medicina chinesa pela Ceimec (Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa).
Em Tatuí, a profissional estará acompanhada das enfermeiras Juliana Fernandes da Silva, Júlia Divina Rocha e Monica Fernanda Bofe. A equipe representa a OPO (Organização de Procura de Órgãos) instituída no hospital em fevereiro do ano passado, por determinação da Secretaria de Estado da Saúde, através do Sistema Estadual de Transplantes.
As principais atribuições do órgão são: realizar busca ativa de potenciais doadores de órgãos e tecidos; visita presencial diária em diferentes hospitais; realização de entrevista e apoio familiar; colaboração na manutenção hemodinâmica; coordenação e retirada cirúrgica de órgãos e tecidos; e participação na capacitação e treinamento de outros profissionais, incluindo a temática da morte encefálica e comunicação de más notícias em situações de crise.
No município, a proposta é que a palestra possa viabilizar a aprovação de projeto, transformando em lei ações de incentivo à doação de órgãos e tecidos. A proposta deve ser apresentada pelo vereador Maurício, com suporte da equipe profissional do hospital sorocabano.
O evento em Tatuí será transmitido pela internet. Quem não puder participar presencialmente, tem a opção de assistir o evento pela TV Câmara (http://tvcamaraaovivo.net/camaratatui/), ou no canal da Casa de Leis, no YouTube. O link para acesso é o https://www.youtube.com/channel/UCBInr-VXhyOIMFoo8QHggWA.