Museu “Paulo Setúbal” recebe curso “Acervos, Comunidade e Territórios”

Capacitação será promovida pela museóloga Viviane Sarraf na quinta-feira

Atividade será presencial, gratuita e com certificado (Foto: AI Prefeitura)
Da redação

Nesta quinta-feira, 9, das 10h às 12h e das 14h às 17h, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da prefeitura, em parceria com o Programa Conexões Museus SP, gerido pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo, sedia o curso “Acervos, Comunidade e Territórios”, ministrado pela museóloga Viviane Sarraf.

O curso apresentará conceitos, reflexões e boas práticas de projetos curatoriais participativos e acessíveis realizados em museus nacionais e internacionais, “para inspirar o desenvolvimento de novas propostas que ampliem o alcance de público das instituições, considerando as demandas contemporâneas de representatividade, protagonismo e a interseccionalidade de pessoas com deficiência, com neurodiversidade, comunidade LGBTQIAP+, pessoas pretas e indígenas e outras identidades dissidentes”, conforme divulgado à imprensa.

A atividade será presencial, gratuita e com certificado. O interessado pode se inscrever para uma das 30 vagas disponíveis no link https://bit.ly/40qku8U.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na praça Manoel Guedes, 98, centro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail contato@casadasrosas.org.br.

Viviane Sarraf

Viviane é pós-doutora em museologia pelo PPGMus-USP, doutora em comunicação e semiótica pela PUC-SP, mestre em ciência da informação pela ECA-USP, especialista em museologia pelo Cemmae-USP e graduada em licenciatura em artes plásticas pela Faap.

Foi consultora da Unesco para Prodoc de fortalecimento da política cultural de acessibilidade da Secec-DF (2022); coordenadora do Gepam (Grupo de Estudo e Pesquisa de Acessibilidade em Museus) de 2015 a 2022); pesquisadora colaboradora do IEB-USP (2017-2022); professora convidada do curso de especialização em acessibilidade cultural da UFRJ; criadora e curadora do Centro de Memória Dorina Nowill, da Fundação Dorina Nowill para Cegos.