Da reportagem
Depois de algumas indefinições, o goleiro Mateus Correia da Costa já tem data para embarcar à primeira oportunidade no futebol profissional. O embarque está agendado para manhã de segunda-feira, 29.
O voo do tatuiano está marcado para às 7h (horário de Brasília) e a apresentação dele no Atlético Amazonense, de Manaus (AM), às 13h (horário local) – devido ao fuso horário, os relógios de Amazonas têm diferença de uma hora a menos em relação ao horário de Brasília.
Aos 25 anos, Costa foi contratado pela Associação Sport Club Atlético Amazonense e pôde profissionalizar-se em dezembro do ano passado. Apelidado de “Pitbull do Amazonas”, o clube da cidade manauara foi fundado em 8 de janeiro de 2018 e profissionalizou-se há um ano.
O contrato é válido de 5 de dezembro de 2020 até 20 de novembro deste ano. Costa já está regularizado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para poder atuar na segunda divisão do Campeonato Amazonense de 2021.
Costa deveria apresentar-se e ser integrado ao elenco do Atlético Amazonense entre os dias 15 e 21 de fevereiro. Entretanto, a viagem sofreu alterações, devido aos problemas provocados pela Covid-19 e à falta de oxigênio em hospitais do estado.
O futebol profissional em Amazonas foi retomado oficialmente há pouco mais de um mês. Anteriormente, a primeira divisão do Campeonato Amazonense de Futebol de 2020 havia sido iniciada no dia 21 de janeiro do ano passado e dada como encerrada, no dia 20 de março, em virtude do novo coronavírus.
Contudo, a indefinição sobre a existência ou não de um campeão, sobre equipes rebaixadas a divisão inferior e sobre os representantes do estado, nas edições de 2021, no Campeonato Brasileiro da Série D, na Copa do Brasil e na Copa Verde, levou a questão a ser discutida na Justiça Desportiva.
Posteriormente, em dezembro, os jogos já disputados foram invalidados e a FAF (Federação Amazonense de Futebol) deu início, novamente, a edição do 2020 da elite do futebol do estado, porém, com novo regulamento e programação de partidas.
O torneio foi realizado entre 15 de fevereiro e 1o de março, terminando cinco dias antes do início da edição 2021, atualmente, em disputa. O título foi conquistado pelo Penarol, nos pênaltis, diante do Manaus. A equipe campeã é presidida por Henrique Barbosa, o qual também é presidente do Atlético Amazonense.
Após o término da edição 2020 da primeira divisão, o governo de Amazonas liberou que as equipes da segunda divisão pudessem retomar os treinamentos neste mês. Inicialmente, o certame que o clube de Costa irá disputar começaria em março, mas foi adiada para iniciar no final de abril.
Paralelamente, o tatuiano enfrenta as restrições impostas pelo governo estadual, atualmente na fase vermelha do Plano São Paulo. Costa conta que, durante a indefinição do início da segunda divisão amazonense e a impossibilidade de treinar em Tatuí, até pensou em desistir.
“Com as melhorias na cidade de Manaus e uma conversa com meu empresário Quincas Fernandes, eu resolvi continuar e seguir organizando a minha ida para o clube”, afirmou o goleiro.
Ele entende que terá um pouco de dificuldade no início dos trabalhos no clube, devido à dificuldade de preparação prévia em Tatuí, mas mantém a confiança em alta. “Vamos ter um mês de preparação até o início da série B. Vou recuperar o condicionamento físico para poder disputar posição e fazer um bom campeonato para ajudar a equipe do Atlético Amazonense”, concluiu Costa.