Elektro desliga 139 ‘gatos’ na rede elétrica

“Operação Varredura” acontece em várias cidades dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (foto: divulgação Elektro)
Da reportagem

Nos dez primeiros meses de 2019, a Elektro desativou 139 ligações clandestinas, conhecidas como “gatos”, em casas e estabelecimentos comerciais em Tatuí. A empresa realiza a “Operação Varredura” em várias cidades dos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

Conforme a distribuidora, de janeiro a outubro, foram feitas 1.510 inspeções na cidade, responsáveis pela identificação das fraudes. A energia recuperada é suficiente para abastecer, por exemplo, o município de Cesário Lange – com aproximadamente 17 mil pessoas – durante três dias.

A Elektro atua em 228 municípios, sendo 223 no estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul, com uma área de concessão de 121 mil quilômetros quadrados e 2,6 milhões de clientes.

A O Progresso, a distribuidora informou que o maior volume de irregularidades encontradas no município foi em residências, mas também foram identificadas fraudes em comércios e indústrias.

Segundo a Elektro, a maioria dos casos identificados envolvia desvio de energia com intenção de reduzir o valor da conta de consumo, pela qual o cliente paga uma taxa, porém, não condizente com o consumo real.

Conforme a empresa, 40% do total de irregularidades identificadas não pagavam nada de energia; o restante (60%) utilizava de meios para reduzir o consumo, mas não na totalidade. As fraudes variam desde irregularidades feitas dentro do medidor (quando se manipula o equipamento) até as ligações feitas direto da rede.

A maioria das ocorrências foi identificada em três bairros: centro, Jardim Gonzaga e Jardim Rosa Garcia. Juntos, eles representam 28% do total de irregularidades identificadas pela empresa nos últimos dez meses.

De acordo com a Elektro, a empresa mantém um programa de inspeção habitual durante todo o ano, pelo qual realiza fiscalizações programadas nas unidades consumidoras. Em 2018, essas ações juntaram-se à organizada pela Polícia Civil no combate a fraudes, e, desde então, tem aumentado o índice de identificações.

Com essas operações, segundo relatório divulgado pela distribuidora, 61 casos de irregularidades foram identificados em Tatuí no ano passado, em comércios, empresas e residências, no centro, Jardim Rosa Garcia, Água Branca, vila Angélica e bairro das Pedras.

A energia recuperada em 2018 seria suficiente para abastecer o município de Tietê – com 41 mil habitantes – por 11 dias, o que representa 4,8 milhões de KWh (quilowatt hora).

Ainda segundo a Elektro, o aumento de casos identificados não representa crescimento no número de furtos de energia, e sim uma intensificação das operações de fiscalização realizadas na região.

A empresa ainda destaca que, além de ser um prejuízo financeiro para a distribuidora, as fraudes nas redes elétricas contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, causam interferência no fornecimento e trazem riscos para a segurança.

Conforme a distribuidora, o valor da energia furtada e os custos para identificar e coibir as irregularidades são levados em consideração pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para estabelecer o quanto a energia custa para cada área de concessão.

“Uma parcela do prejuízo de energia é repassada na tarifa para todos os consumidores e a qualidade da energia elétrica é comprometida por queda de energia e excesso de carga”, explica a Elektro.

Além disso, a distribuidora destaca que o furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão.

A partir das operações realizadas pela Elektro, nenhuma pessoa foi presa em Tatuí, mas, na área de concessão, em ações conjuntas com a Polícia Civil, até o momento, 60 pessoas acabaram presas em flagrante em decorrência do crime, segundo informa a empresa.

Ainda segundo a Elektro, a identificação, na maioria das vezes, não é simples e depende de uma pessoa com conhecimento na área. Mas, casos mais “grosseiros”, como fios ou cabos saindo da rede elétrica sem a devida conexão ou espalhados, são sinais de haver irregularidade e devem ser denunciados.

A empresa tem canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o 0800 701 0102 ou pelo site: www.elektro.com.br

“É importante denunciar, pois o furto de energia é crime e reflete diretamente no consumidor, através da fatura e na qualidade da energia recebida”, enfatiza a distribuidora, por meio de nota a O Progresso.

A empresa salienta que quem faz ligações clandestinas corre risco de sofrer acidentes graves – muitas vezes, fatais -, pois envolve a manipulação de circuitos energizados. “Um técnico da Elektro recebe horas de treinamentos específicos antes de atuar na rede elétrica”, menciona a distribuidora.

A Elektro ainda orienta que todos podem reduzir o valor da conta de luz mensal usando a energia elétrica de modo “eficiente” e evitando desperdícios, principalmente na utilização de aparelhos, como chuveiros, ferros de passar roupas, condicionadores de ar, aquecedores e secadores, entre outros.