Eleitor vai teclar 21 vezes para concluir processo de votação





Dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apontam que Tatuí tem 82.041 eleitores registrados nas eleições gerais deste domingo, 5. Também segundo o tribunal, cada um deve demorar, em média, um minuto e meio em frente às urnas eletrônicas e teclar 21 vezes para concluir o processo de votação.

Os eleitores se dirigirão a 218 urnas, espalhadas em seções eleitorais instaladas em unidades de ensino, de acordo com dados obtidos pelo bissemanário junto ao Cartório Eleitoral da comarca.

Munidos de título de eleitor, ou documento oficial com foto, eles iniciarão o processo de votação digitando cinco números de candidato a deputado estadual.

Para efetivar o voto, o eleitor deve apertar a tecla “confirma”, incluindo mais uma tecla acionada. Ao todo, serão cinco confirmações, somadas aos dígitos dos demais cargos que serão ocupados por candidatos às eleições deste ano.

Na sequência, a urna eletrônica solicitará os quatro números de deputado federal. Para votar em senador da República, o eleitor deve digitar três números.

Mais dois números devem ser inseridos para votação a governador e, outros dois, para escolha do presidente da República. Com exceção dos dois últimos cargos, o eleitor terá a possibilidade – quando assim desejar – de inserir somente os dois primeiros números do partido, para votação na legenda.

O teclado das urnas eletrônicas é similar ao de telefones. Antes de cada confirmação, o eleitor verá uma foto, o número, o nome e a sigla do partido dos candidatos na tela. Apenas se as informações estiverem corretas, deve-se apertar a tecla verde “confirma”.

Após o registro do voto para todos os cargos, a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado. O aviso será seguido da palavra “fim”, exibida na tela.

Caso não apareçam na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, o eleitor deve apertar a tecla laranja “corrige” e repetir o procedimento anterior.

O voto em branco também é feito por meio de uma única tecla. Para tanto, quando houver solicitação de número, o candidato deve apertar a tecla “branco”, seguida da tecla verde “confirma”.

Para anular o voto, o eleitor deve digitar um número de candidato ou de partido inexistentes. Depois, deve apertar a tecla verde, para confirmar a operação.

De modo a facilitar o voto, a Justiça Eleitoral permite a utilização da “colinha” para anotação dos números dos candidatos nos quais pretende votar.

A cola pode ser levada para dentro da cabine de votação, para que o eleitor posa checar os números dos candidatos que escolheu para os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República.

O TSE disponibiliza um modelo para que o eleitor possa levar no dia das eleições, no site www.tse.jub.br.